O STIU-DF recebeu denúncia contra o atual gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília por suposta prática de assédio moral. Segundo relatos, o gestor tem submetido trabalhadores e trabalhadoras a situações de constrangimento e humilhação no ambiente de trabalho, com informações graves sobre afastamentos médicos e até desligamentos decorrentes dessas práticas abusivas.

O Sindicato tem cobrado da Neoenergia a adoção efetiva de uma política de cuidado com a saúde mental de seus empregados. Casos de adoecimento laboral relacionados a transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, burnout e outros quadros semelhantes chegam com frequência à entidade. Causa indignação o fato de que, justamente na área responsável pela promoção da saúde e segurança no trabalho, haja relatos de adoecimento em razão da conduta autoritária e assediosa de seu gestor.

O STIU-DF espera que a Neoenergia apure com profundidade a denúncia apresentada e, se confirmadas as irregularidades, adote as medidas cabíveis. Paralelamente, o Sindicato avalia iniciativas para combater o assédio moral no âmbito da empresa, pois, se tais práticas ocorrem na própria gerência de saúde e segurança, é plausível supor que também estejam presentes em outras áreas.