O mês de abril traz duas campanhas importantes para a sociedade, e que tem tudo a ver com o contexto que nós, trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras, estamos vivenciando no processo de negociação do nosso ACT. Não há nada mais importante que a saúde e segurança e a conscientização e respeito à diversidade que se traduzem em três palavras: RESPEITO À VIDA.

ABRIL VERDE – CONSCIENTIZAÇÃO DA SEGURANÇA DE TRABALHO

Outrora, marca registrada da Eletrobras, a preocupação com a saúde e segurança de sua categoria tem sido dia após dia alterada na ótica única de redução de custos.

Desde a privatização da Eletrobras, houve aumento nos acidentes de trabalho, aumento da terceirização e até quarteirização, aumento de acidentes fatais. Uma contradição total com o discurso da gestão de que as pessoas são parte fundamental da jornada da empresa.

Até o exame periódico tem sido objeto de desconstrução. O periódico refletia a preocupação com a saúde e segurança da categoria. Atualmente, o exame periódico tem sido terceirizado, até mesmo quarteirizado, para clínicas que, além de apresentarem aspecto duvidoso e insalubre, tem diminuído substancialmente a quantidade e qualidade de exames. Para ter uma ideia do risco, trabalhadores(as) com problemas de coração não fazem mais exames que tratam do cardiológico, o que pode ocasionar acidentes de trabalho em campo.

É inadmissível que uma empresa do porte da Eletrobras aja como uma empresa de fundo de quintal no que é mais caro, a vida. Redução de custos não pode se dar às custas de vidas. Não há lucro que justifique colocar em risco a vida de trabalhadores e trabalhadoras.

ABRIL AZUL – CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Pode parecer fora do contexto trazer a campanha da conscientização do autismo para dentro do ACT, mas a realidade é que se trata de uma campanha de conscientização e respeito às diversidades. Ao direito à saúde e à dignidade. Ao propor a contratação de um plano de mercado para sua categoria, a gestão privada da Eletrobras está dando as costas para a saúde de todos, pois hoje, se temos um problema sabemos o caminho de como resolver. Com plano de mercado, seremos relegados à vala comum de ser mais um número no meio de tantos. Desconsiderando a importância de nosso trabalho e da manutenção de nossa saúde para exercício de nossas funções.

Em muitos casos, a alteração do plano de saúde impactará diretamente o tratamento de saúde de muitas pessoas. Como o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, que muda a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo, é muito importante encontrar intervenções de qualidade para garantir autonomia e independência. Alterações nos profissionais podem causar perdas irrecuperáveis nesse processo o que trará automaticamente uma preocupação aos genitores que com a cabeça no bem estar do filho terão sua produtividade afetada, é um efeito cascata.

Mas nada disso interessa à direção da empresa quando se trata de cortar custos. Não podemos naturalizar os ataques à nossa saúde e segurança. Por isso, na próxima terça, dia 9, mostre que você se importa com a vida, com a sua vida, com a vida do seu(sua) colega, usem uma peça verde para mostrar que apesar das adversidades: NÓS DIZEMOS SIM À VIDA E AO RESPEITO.