Às vésperas da primeira rodada de negociação do ACT, os trabalhadores e trabalhadoras estão na expectativa do que virá por aí. Após encerrar o mês de março colocando a Eletrobras nas mídias de forma positiva, arrematando 04 linhas no leilão de transmissão no último dia 28.03, fruto do conhecimento de alto nível dos técnicos que se formaram na história da empresa, os trabalhadores e trabalhadoras esperam que o reconhecimento de seu trabalho se reflita na mesa de negociação.
A pauta de reivindicação foi enviada para a empresa no dia 29/02, procurando antecipar ao máximo o início das negociações e buscando garantir um ACT que respeite a qualidade do quadro técnico altamente especializado existente na empresa. A expectativa é que o discurso de somos um time, esteja presente na mesa de negociação, um time onde todos têm seus direitos reconhecidos e sua dignidade preservada.
Esperamos que o clima de redução de custos que tem assombrado os trabalhadores seja considerado pela Eletrobras, como redução de custos em serviços que cresceu 14% no último período, enquanto a folha de pessoal teve uma redução de 33%. Na contramão, a folha de pagamento dos administradores cresceu em 37%.
Esperamos que a Eletrobras reconheça a importância dos trabalhadores e trabalhadoras tal qual reconhece sua própria importância. A expectativa é de que neste acordo a empresa apresente a prorrogação dos ACTs vigentes para que se tenha uma negociação tranquila. Ainda, esperamos que todo e qualquer processo de negociação se guie não apenas pela igualdade entre as partes, mas que considere o conceito de equidade entre as partes, haja vista a diversidade existente entre as partes.