Hoje, 14 de março, o Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU-DF) vem a público expressar sua profunda admiração e irrestrito apoio ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que celebra 33 anos de lutas e conquistas significativas na defesa dos direitos das populações atingidas por barragens em todo o Brasil.

Desde o início dos anos 90, o MAB tem sido uma voz potente contra a impunidade e as injustiças sociais, denunciando as ações de mineradoras responsáveis por tragédias ambientais devastadoras e lutando incansavelmente pela justiça energética. A história do MAB é marcada pela coragem de se posicionar contra a privatização de empresas essenciais do setor elétrico, destacando-se recentemente na batalha contra a privatização da Eletrobras e, mais ainda, na luta pela sua reestatização – demonstrando a importância da energia elétrica como um bem comum e um direito de todos.

O MAB sempre se colocou na vanguarda da defesa da soberania nacional, da segurança energética e da justiça social, com lutas importantes como a Campanha “O Preço da Luz é um Roubo”, lançada em 2007, que denunciava o alto custo da hidroeletricidade no Brasil e os problemas ocasionados às populações que viviam próximas às barragens.

O STIU-DF reafirma o seu compromisso de lutar ao lado do MAB pela defesa das empresas estatais do setor elétrico, pela soberania energética do país e pelos direitos e dignidade das pessoas atingidas por barragens. Cabe destacar, que neste aniversário de 33 anos, umas das principais reivindicações do MAB é a implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) – agora lei nº 14.755.

Parabéns ao MAB pelos seus 33 anos de lutas e que venham muitos mais anos de resistência e conquistas!