Mobilização da categoria durante greve dos professores de 2023 – SINPRO-DF

Professoras, professores, orientadoras e orientadores educacionais do Distrito Federal terão uma assembleia geral no dia 20 de março, às 10h, no estacionamento da Funarte, com uma paralisação das atividades na mesma data. O intuito da categoria é discutir os acordos da greve de 2023, bem como a educação pública de qualidade no DF, atualizar a pauta de reivindicações e definir o calendário de lutas para 2024.

De acordo com o Sindicato de Professores do Distrito Federal (Sinpro), o governador Ibaneis Rocha (MDB) vem sistematicamente descumprindo compromissos assumidos com a categoria no acordo de suspensão da greve em 2023. Ainda segundo o Sinpro, o ano de 2024 começou com o desrespeito do governo do Distrito Federal (GDF) a um item importante acordado, a participação remunerada dos professores e professoras em regime de contrato temporário na Semana Pedagógica.

Outros pontos do acordo ainda não foram cumpridos pelo GDF, como a nomeação de todos os aprovados e aprovadas no concurso de 2022 (vagas imediatas e cadastro reserva); autorização para pagamento de pecúnia; incorporação do auxílio-saúde para aposentados sem paridade; pagamento de acordo com a formação acadêmica para professores em contrato temporário; e aproveitamento do tempo de serviço dos professores em contrato temporário, ao assumirem uma vaga efetiva.

O Sindicato destaca que para além dos acordos firmados em 2023, é necessário atualizar a pauta de reivindicações da categoria, a partir de avanços conquistados e novas questões a serem respondidas pelo governo. O Sinpro cita como exemplo a necessidade de debater e definir reivindicações quanto à pauta financeira, bem como ao item educação pública de qualidade, com problemas já conhecidos, como salas de aula superlotadas, necessidade de reformas, risco de falta de merenda, colapso da educação de jovens e adultos em colapso e ausência da garantia de atendimento a estudantes especiais.

Prometeu, tem que cumprir!

Em razão do descumprimento dos acordos que o governador Ibaneis fez com a categoria e seu descumprimento, o Sinpro lançou a campanha “Prometeu, tem que cumprir!”. “O objetivo é denunciar à população do DF o descaso do governo Ibaneis com a educação pública e os prejuízos que isso traz a todos e todas”, destacou o Sindicato.

No dia 7 de fevereiro, cerca de 2 mil pessoas profissionais do magistério público do DF participaram de um ato na Rodoviária do Plano Piloto, onde dialogaram com a população e denunciou o descaso do governador com a educação pública. A campanha também providenciou outdoors, materiais gráficos e digitais e outras ações para pressionar o GDF a ter compromisso e respeito com o povo e com a categoria do magistério público do DF.

Por Brasil de Fato DF | Publicado em