No último dia 05/02, a Neoenergia Brasília demitiu mais 06 (seis) trabalhadores do quadro, a maioria da área de subtransmissão. Novamente, a empresa justificou a medida pelo “baixo desempenho dos empregados”.

O Sindicato reitera o seu repúdio a essa prática absolutamente despropositada e sem explicação, que afeta diretamente a subsistência das famílias dos trabalhadores demitidos e deixa apreensiva toda a categoria. Em 2023, foram mais de oitenta desligamentos, alcançando pessoas antigas e recém contratadas, sem contar aquelas que, por receio, aderiram ao PDV ou PDI. Em 2024, cinco empregados novos já haviam sido demitidos.

Neste contexto, é inadmissível que o projeto vida e emprego das pessoas, engajadas em trazer resultados para a empresa e para a população do DF, estejam sendo definidos por planilhas financeiras, pela lógica fria dos dividendos crescentes e pelo mero poder de mando do controlador.

O STIU-DF reforça que continuará atuando, por todos os meios possíveis e necessários, para que práticas arbitrárias como essa, que vão à contramão do ambiente de dedicação e compromisso dos trabalhadores e trabalhadoras com os resultados já alcançados pela Neoenergia Brasília, deixem de prevalecer no âmbito da relação de trabalho.