De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (15/8) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab), as mulheres representam 55% dos 349.542 registros validados. Os solteiros somam quase 60%, e metade dos inscritos declarou não ter dependentes. Ainda segundo o levantamento, 75% dos cadastrados têm renda familiar entre zero e três salários mínimos. A cidade onde houve a maior procura foi Ceilândia, onde ocorreu um quinto das inscrições.
“Consideramos um sucesso esse trabalho de cadastramento e recadastramento no Morar Bem, realizado durante 30 dias”, avaliou o secretário de Habitação, Geraldo Magela. “O que mais nos surpreendeu foi a quantidade de novos inscritos”, acrescentou.
A Codhab recebeu, entre os dias 11 de julho e 12 de agosto, 183.286 novos cadastros, divididos da seguinte forma: 153.573 inscrições individuais e 29.713 inscrições por meio de entidades, como associações e cooperativas. Já a quantidade de recadastrados ficou em 166.256, com 161.135 registros individuais e 5.121 por entidades.
Sonho – “Comprar uma casa própria significa quase tudo para mim, porque aqui em Brasília é muito difícil ter acesso à habitação”, afirmou Ezyene. O sonho de sair do aluguel ou da casa dos pais e se mudar para uma residência própria provocou grande procura aos postos do Na Hora.
O sistema de informática da Codhab apresentou instabilidade somente no primeiro dia, devido à quantidade de atendimentos. Segundo os técnicos, mesmo com a grande procura, foi possível realizar cadastros. “Os quatro postos do Na Hora foram fundamentais para atender a toda a demanda de atendimentos presenciais”, comemorou o presidente da Codhab, Edson Monteiro.
Redução – O secretário de Habitação chamou atenção ainda para o fato de a antiga lista, com 372 mil nomes, ter passado para 166 mil – um recuo de 55%. A diminuição de inscritos na Codhab ocorreu devido a falhas no cruzamento de dados da lista anterior, que permitia cadastro que não cumpriam os pré-requisitos do programa habitacional. “Pessoas que já possuíam imóveis, tinham renda familiar acima do teto de 12 salários mínimos e não moravam no Distrito Federal estavam na lista”, disse Geraldo Magela.
Após essa depuração inicial, a lista, agora fechada, passará por mais peneiras, como a checagem de registros em cartórios e dos contribuintes do IPTU. Esses dois cruzamentos de dados vão impedir, por exemplo, pessoas que já sejam donas de imóveis de entrar na relação.
Somente depois dessa revisão a Codhab realizará o processo de pontuação dos inscritos, que levará em consideração, nesta ordem: o tempo em que a pessoa mora no DF, o tempo em que está inscrita na lista (o que representa uma novidade, porque nas revisões anteriores não se levava em consideração as listas passadas), o número de dependentes, a renda familiar e condições especiais (para pessoas com necessidades especiais, por exemplo).
Transparência – Após concluída, a lista será disponibilizada na página da secretaria na internet, www.sedhab.df.gov.br. A medida vai garantir transparência no processo de convocação do programa Morar Bem, porque será possível consultá-la por ordem alfabética ou de pontuação. “Se chamarmos, de uma vez, 100 pessoas, serão aquelas com as 100 melhores pontuações na lista. Qualquer cidadão poderá fazer esse controle”, explicou Magela, lembrando que os governos anteriores divulgavam somente a pontuação dos cadastrados, mas não a posição das pessoas na lista.
Novas unidades – O GDF anunciou este ano a construção 10 mil novas unidades habitacionais, que serão realizadas por empresas ou entidades, e deve fazer novos anúncios ainda este ano. Todas as moradias serão financiadas de acordo com as regras do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
As empresas que vão construir 5018 dessas casas e apartamentos deverão apresentar no dia 15 de setembro, às 10h, no auditório da Terracap, os documentos de habilitação e as propostas de preço e projeto. Já a documentação das associações e cooperativas deve ser apresentada no dia 28 de setembro, ás 10h, também no auditório da Terracap, suas propostas de projeto e preço para 4.992 unidades.
(Victor Ribeiro, Agência Brasília)
