O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE foi surpreendido com a circulação de uma suposta ata da 999ª Reunião Deliberativa do Conselho de Administração da Eletrobras de 20 de dezembro de 2023. Dizemos suposta porque não queremos crer que na primeira reunião da Comissão de Previdência ocorrida no dia 19 de dezembro de 2023 entre entidades sindicais e Eletrobras nada tenha sido dito às entidades sindicais.

A Comissão de Previdência, criada no âmbito da cláusula 2ª do ACT Nacional, tem como objetivo discutir e encaminhar questões relacionadas às entidades fechadas de previdência complementar das Empresas signatárias do acordo. Assim, não queremos crer que os representantes da Eletrobras, empresa embaixadora do Movimento Transparência 100% faltou com transparência para com quem constrói a maior empresa de energia elétrica da América Latina.

Para dirimir a dúvida, o CNE encaminhou carta à Eletrobras solicitando informações sobre a suposta ata e uma reunião para debater o assunto na próxima semana, afinal, se a Eletrobras se propõe a “fomentar compromissos institucionais e posturas públicas transparentes que geram um círculo virtuoso, de auto-avaliação e de preocupação com a cadeia de valor das empresas”¹ é necessário que a empresa seja 100% transparente com os trabalhadores e trabalhadoras ainda mais se tratando de algo tão importante e sensível como é o caso de nossa previdência.

Aguardaremos a manifestação da Eletrobras sobre o assunto. Com a palavra a Direção da Eletrobras!

¹https://eletrobras.com/pt/GestaoeGorvernancaCorporativa/MovimentoTransparencia100Eletrobras.pdf

LANÇAMENTO DA PESQUISA SALARIAL DE DATA-BASE

Chegou a hora de participar da pesquisa salarial de data-base ao ACT 2024. Após um período de transição conturbado (que ainda não terminou), chegada de novos técnicos aos quadros das empresas, diversas sinalizações e movimentos por parte da empresa de retirada de direitos e benefícios históricos são temperos para o processo de negociação data-base deste ano.

A cultura da nova Eletrobras privada é a de desmontar o orgulho que os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras tinham em fazer parte desta grande empresa. Liberar balões de ensaio e supostas atas de reunião parecem ser parte dessa estratégia. Cabe a nós não cair na armadilha de quem hoje infelizmente age como se o problema da empresa fossem os trabalhadores e trabalhadoras que tem carregado o piano.

Para tanto, é importante que as entidades sindicais estejam em sintonia com o sentimento e anseio da categoria. Por isso, a participação na Pesquisa Salarial de data-base é fundamental. Através das respostas, poderemos traçar as prioridades e estratégias necessárias para a negociação de nosso ACT. Neste momento, mais do que nunca, a consciência e a mobilização de nossa categoria é fundamental para termos sucesso nesse caminhar.

Não deixe de participar! Tem mais sugestões? Procure sua entidade sindical de base. Juntos, somos mais fortes!

Baixe aqui o PDF do boletim do CNE.