Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O 11º voo da Operação Voltando em Paz pousou, nesta segunda (11), em Brasília, repatriando 48 brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Cairo no domingo (10), pousando às 3h47 na Base Aérea.

O grupo é formado por 11 pessoas com dupla cidadania (Brasil-Palestina) e 37 palestinos, parentes de cidadãos brasileiros. São 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, incluindo duas idosas, e quatro homens adultos. Uma jovem de 22 anos que já estava no Egito se juntou aos resgatados de Gaza e embarcou neste mesmo voo. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.

Esse é o segundo grupo resgatado pelo governo federal da zona mais tensa do conflito. No primeiro voo, 32 pessoas chegaram ao País diretamente do enclave.

O grupo aterrissa no Brasil em meio a intensificação dos ataques de Israel na Faixa de Gaza. Os líderes da extrema-direita israelense tentam alcançar seus objetivos antes que as pressões internacionais e internas forcem o fim do combate ativo.

Mais de 17 mil pessoas morreram na Palestina desde 7 de outubro, início da escalada. Destas mortes, pelo menos sete mil eram crianças. Já são mais de 49 mil feridos. Desde o fim da pausa humanitária, o aumento do número de mortos e os níveis de fome, doenças e desordem escalaram.

No último sábado (9), os brasileiros e seus familiares receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em direção ao Egito, de onde seguiram de ônibus até o Cairo. Na capital egípcia, foram recebidos por diplomatas brasileiros na capital do país e embarcaram para o Brasil.

Segundo o Itamaraty, da lista de 102 pessoas enviada pelo Brasil às autoridades israelenses, 24 não tiveram autorização para cruzar a fronteira, incluindo sete palestino-brasileiros. A maioria dos barrados é de homens.

O governo brasileiro não soube informar o motivo de eles terem sido impedidos de atravessar a fronteira. Ainda não há previsão de que uma nova tentativa de repatriação será feita para trazer o restante do grupo.

O governo Lula, no entanto, tem sinalizado que, até o fim do conflito, trará todos os que forem autorizados. Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o governo brasileiro contabiliza 1.525 passageiros e 53 animais domésticos repatriados em 11 voos da Força Aérea Brasileira.

Por Lucas Toth l Vermelho – publicado em 11 de dezembro de 2023.