A Fifa deixou claro para o Governo Federal que, por motivos comerciais, deseja a liberação da venda de cerveja nos estádios durante a Copa de 2014. Ouviu como resposta que não é possivel uma canetada da presidente Dilma Rousseff acabar com a proibição.

A decisão de autorizar ou não a venda pertence aos estados e às cidades. Atualmente, até as regras da CBF impedem a cervejinha durante os jogos. Pela maneira como prefeitos e governadores têm lidado com os desejos da Fifa, dá para imaginar que as negociações não serão difíceis.

Para incrementar o interesse da federação internacional, a Budweiser será lançada neste mês no mercado brasileiro. Terá produção nacional sob responsabilidade da AmBev. A Bud foi a cerveja oficial dos últimos Mundiais. E a federação internacional não imagina a Copa sem ela nos estádios.

No Ministério do Esporte há quem enxergue com bons olhos a liberação durante os jogos do Mundial. Mas, o pedido da Fifa já alimenta uma discussão nos bastidores sobre manter a autorização depois da competição. Será desconfortável para os governantes explicarem porque pode durante a Copa, mas não no Brasileirão, por exemplo. Um dos argumentos da Fifa é o de que não há casos de incidentes provocados por abuso de bebida dentro dos estádios nos últimos mundiais.

(Ricardo Perrone, Uol Esporte)