O mês de outubro possui uma data muito especial para festejar, não estou falando do Dia das Crianças ou da Padroeira do Brasil. Mas do dia de um profissional muitas vezes esquecido pela sociedade, mas que tem uma relevância essencial para a humanidade. Estou falando do profissional que “mexe” com força e leva luz por onde anda. Sim, o eletricista!

Sou eletricista há mais de 12 anos, amo esta profissão, mesmo com todos os riscos que ela apresenta, mas a satisfação de realizar um serviço ou reparo elétrico é muito prazeroso.  Muitas das vezes o eletricista é visto como vilão, naquele momento que, por ordem da empresa,tem que suspender um fornecimento de energia para uma unidade consumidora por falta de pagamento, mas eu vejo o eletricista como herói da humanidade.

Já parou pra pensar e avaliar como seria um dia sem energia no mundo? Provavelmente, um caos.

Mas sabemos que para chegar esta energia em sua residência é necessário usinas, linhas de transmissão e distribuição. E o mais importante, um profissional que foi lá e instalou todos estes elementos, o eletricista. E quando tem tempestades e calamidades, é ele quem trabalha dia e noite para restabelecer o sistema.

Mesmo sabendo da sua relevância para o bom funcionamento da sociedade, como escolas e hospitais, infelizmente o profissional eletricista vem sofrendoretrocessos em sua carreira, mudanças na aposentadoria especial e não valorização da sua remuneração. Fatores que têm levado muitos eletricistas migrarem para outras profissões. Isto é preocupante, pois a formação de um eletricista experiente não é feita da noite para o dia e toda sociedade fica, literalmente, no prejuízo na falta de profissionais qualificados para reparo no sistema.

Por isso, é fundamental que as empresas valorizem todos e todas as eletricistas, garantindo um ambiente de trabalho saudável, com segurança, direitos sociais e trabalhistas, valorizando os profissionais que iluminam nossas vidas.

Neste dia 17 de outubro, presto esta homenagem para estes profissionais, independente do dia, do tempo e da hora, realizam com muita destreza seus trabalhos, mesmo sabendo dos riscos, para trazer desenvolvimento, conforto e progresso para a sociedade.

Parabéns a todos e todas eletricistas!

*Rodrigo de Matos é dirigente sindical do STIU-DF e eletricista na Neoenergia. Ingressou no setor elétrico em 2011 na CEB Distribuição.