Amanhã, dia 12 de julho, às 13h, será realizado um importante ato em frente à sede da Eletronorte, em Brasília, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras, contra as demissões em massa na empresa, a ameaça de descumprimento do acordo coletivo e pela retomada do poder de voto da União.

A Eletrobras tem sido alvo de profundos desmandos nos últimos tempos, e essas mudanças têm gerado sérias consequências para os funcionários e a população em geral. A privatização da Eletrobras, ocorrida em 2022, tem sido acompanhada de um processo de desmonte que tem afetado diretamente a categoria, com demissões em larga escala e uma série de medidas que ameaçam a estabilidade e os direitos conquistados ao longo dos anos.

Diante desse cenário preocupante, sindicatos, movimentos sociais e trabalhadores unem-se em um ato conjunto para reivindicar a reversão desse processo de privatização e lutar pela reestatização da Eletrobras. O objetivo é resgatar a empresa como um patrimônio do povo brasileiro, garantindo o fornecimento de energia elétrica como um serviço público essencial, com qualidade, tarifas justas e respeito aos direitos trabalhistas.

A energia elétrica é um bem essencial e estratégico para o desenvolvimento do país, e sua gestão deve ser pautada pelo interesse coletivo, não pelos interesses do mercado.

Nesse sentido, o STIU-DF afirma que a presença de cada eletricitário e eletricitária é fundamental para fortalecer a nossa luta. É hora de dizer não às demissões, não ao descumprimento e sim ao poder de voto.