O 1º de Maio de 2023 vai ficar marcado na história de luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Após a classe trabalhadora amargar por longo seis anos com a ruptura da democracia, com o desmonte das estatais e das políticas públicas, conviver com o aumento da fome, da violência e do fascismo, enfim temos o que comemorar enquanto brasileiros e brasileiras. Novamente podemos respirar, sentir o aroma doce da democracia e sorrir.

Neste 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, vamos mais uma vez comemorar a retomada do governo, eleito com uma agenda democrática, pró-trabalhador e defensor do fortalecimento das empresas públicas. E mesmo que ainda haja outras batalhas a serem ganhas, como a recuperação das perdas de direitos, da retomada das estatais privatizadas, da reconstrução da economia, da saúde e da educação, é tempo de celebrar.

E é por “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, tema do 1º de Maio, que o STIU-DF convoca todos os eletricitários e eletricitárias a participarem do ato político-cultural, em Ceilândia, região administrativa mais populosa do Distrito Federal. A atividade será na Praça da Feira Central, a partir das 10h.

A Central Única dos Trabalhadores ressalta que a escolha de Ceilândia como local para celebração da data não foi por acaso. Além de concentrar milhares de trabalhadoras e trabalhadores ─ o que aproxima ainda mais a CUT e sindicatos filiados da base ─ a cidade desempenhou papel fundamental na construção de Brasília e, ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais polos dos movimentos sociais, da cultura, das artes e da resistência do DF. Também haverá concentração, às 9h, no Eixão Norte, na altura da 108.

A participação dos eletricitários e eletricitárias no ato político-cultural é fundamental para fortalecer e ampliar a luta pela imediata reestatização da Eletrobras e pelo aproveitamento dos cebianos ao GDF. Vamos unir a nossa voz a várias outras vozes e amplificar ainda mais o nosso grito por justiça, igualdade e fraternidade.

Pautas prioritárias

As Centrais Sindicais se unem no 1º de Maio da Classe Trabalhadora para defender 15 pautas prioritárias. Dentre elas, a política de Valorização do Salário Mínimo, o fim dos juros extorsivos, que tem contribuído para o endividamento das famílias, o fortalecimento da Negociação Coletiva, mais empregos e renda, revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista, em defesa das empresas públicas e o fortalecimento da democracia.