ELNO ato público realizado ontem foi um sucesso. A presença de cada trabalhador e trabalhadora da Eletronorte, representando a categoria eletricitária do Sistema Eletrobras, foi extremamente importante para mostrar a unidade e a força que levaram os eletricitários a alcançar conquistas históricas ao longo desses anos.
A presença dos bonecos gigantes, pernas de pau e banda de forró deram um tom descontraído e animado à mobilização. As vuvuzelas traduziram nossa insatisfação e incomodaram e alvoroçaram as pessoas que se encontravam no Palácio do Planalto. E foi justamente esse recurso que contribuiu para que todos os representantes dos trabalhadores fossem recebidos mais rapidamente, uma vez que os assessores do Palácio se dispunham a receber apenas dois sindicalistas.
A manifestação mostrou à presidenta Dilma e ao ministro Gilberto Carvalho que os eletricitários não estão parados, e muito menos apáticos, com a forma como o governo vem conduzindo o processo negocial. O recado ao governo foi claro: exigimos respeito!. Queremos o reconhecimento pela posição estratégica que ocupamos no desenvolvimento do País. Será que o governo está transformando o sonho de uma nova Eletrobras em pesadelo? Até quando seremos tratados com descaso?
O Sindicato dos Urbanitários do DF (STIU-DF) parabeniza todos os trabalhadores e as trabalhadoras que mostraram suas caras, levaram para a Praça dos Três Poderes sua garra e disposição de luta – apesar do sol do Planalto Central, das altas temperaturas e umidade baixa – e construíram um movimento político, pacífico, organizado e vitorioso. Esse ato reforça a unidade da classe trabalhadora e a responsabilidade e o compromisso que esta têm com a sociedade.
Estiveram presentes, ainda, dirigentes sindicais das demais empresas do setor elétrico e da própria Eletronorte, o que tornou a manifestação um ato simbólico em termos de representatividade das regiões do Brasil, demonstrando mais uma vez a grandiosidade e importância da categoria eletricitária para o País. Outro fator positivo foi a eficácia da manifestação, em apenas uma hora demos o nosso recado e fomos recebido pelo assessor da Secretaria-geral da Presidência da República, Manoel Messias de Souza.
Enquanto os trabalhadores e as trabalhadoras estavam atentos(as) à leitura feita da Carta Aberta à Presidente Dilma, um grupo composto por dirigentes sindicais de diversas empresas foi recebido por Manoel Messias. Na reunião, os representantes da categoria expuseram as dificuldades encontradas nesta data-base, como a falta de diálogo e atitudes contraditórias com a postura de um governo dito democrático e popular. Afirmamos a importância de um processo negocial respeitoso e urgente, pois entramos no quarto mês de campanha.
É relevante destacar que a realização desse ato, às vésperas da 4.ª rodada de negociação – agendada para o dia 5 de agosto, em Brasília –, foi de suma importância para mostrar ao governo a união, a disposição de luta e a mobilização da categoria por um ACT justo. A mobilização dessa quarta-feira marca também uma nova etapa, pois foi o primeiro ato público promovido pela categoria eletricitária – representada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte – após a posse da presidenta Dilma. E o resultado não poderia ter sido melhor. Mostramos que a categoria está atenta, mobilizada e que não aceitará ser usada como simples parâmetro para outras categorias.
Nenhum movimento se constrói sozinho. Esse ato não seria possível sem a participação de cada trabalhador e trabalhadora que acredita que só é possível avançar nas conquistas com a efetiva participação da categoria; afinal, cada um de nós faz a diferença.

VIVA ÀS VUVUZELAS E VIVA À CLASSE TRABALHADORA!
CONTINUEM ATENTOS E MOBILIZADOS PARA AS ASSEMBLEIAS QUE OCORRERÃO NA PRÓXIMA SEMANA.VIVA ÀS VUVUZELAS E VIVA À CLASSE TRABALHADORA!

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF