No auge da pandemia, Bolsonaro negou a todas as recomendações da ciência e fez uma gestão tenebrosa da crise. O Brasil chegou a quase 700 mil mortes ou cancelamento de CPFs como se diz por aí. Agora a Eletrobras ainda sob gestão bolsonarista e negacionista, quer cancelar o CNPJ de suas subsidiárias Furnas, Chesf, Eletronorte e CGTEletrosul.

O capataz do mercado continua fazendo seu papel sujo, e sua última ação foi a de apagar o nome de Furnas do prédio que abriga agora o Escritório Central da histórica fundamentadora de progresso, que sempre gerou empregos e negócios nos quatro cantos do Brasil. Se a ousadia do mercado é tanta, nós não vamos ficar parados. Lutaremos em consolidação de forças junto com movimentos sociais e de mais entidades da sociedade civil organizada, porque atos como este demonstram que eles almejam reescrever a história deste País, destruindo o nome de Furnas e todo o simbolismo desta marca que remete ao desenvolvimento do Brasil.

A ofensiva da direção bolsonarista da Eletrobras denota o desespero de se fazer tudo “rápido como se rouba”. Querem tocar de forma desenfreada uma reestruturação que passa pela submissão das subsidiárias e correm tanto porque temem a ação do Presidente Lula e da AGU que já definiram como prioridade retomar a Eletrobras para o povo brasileiro. Furnas é uma Empresa responsável pelo desenvolvimento do Brasil, está presente em 15 estados da federação e no Distrito Federal, levando energia para os rincões mais afastados do centro financeiro, desbravando florestas até então desconhecidas, levando progresso e induzindo negócios até então impensáveis.

Em 28 de fevereiro de 2023, Furnas completou 66 anos em meio a paradoxos, pois enquanto milhares de trabalhadores eram demitidos, a diretoria e conselheiros da empresa já privatizada se autoconcederam aumentos que atingiram mais de 3.000% em alguns casos, e pouco tempo depois anunciou a abertura de um processo seletivo para a contratação de pessoal, que certamente entrará em condições precárias em relação aos que foram, praticamente, expulsos da empresa, sem que houvesse o cuidado de fazer uma transição que permitisse o repasse de conhecimento, mantendo a memória técnica da empresa, e mais, sem se importar com a segurança do sistema.

A INTERFURNAS, que congrega todas as entidades de representação dos trabalhadores de Furnas, não vai se calar! Tomaremos as medidas cabíveis para cessar a agenda retrógrada dessa gente estúpida que tomou nossas empresas de assalto. Seguiremos obstinados para virar este jogo! Tem luta!

Juntos somos uma Fortaleza!

Reprodução boletim da InterFurnas – SINTERGIA-RJ – SINDEFURNAS – STIEESP – SINERGIA/CAMPINAS – STIU-DF – STIEENNF – STIEPAR -SINEFI-PR – SINERGIA-ES – SINDEL – SENGE-RJ – SINAERJ – ASEF