O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) repudia veementemente a invasão e ação criminosa por grupos de extrema direita nas dependências do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, neste domingo (8).

O movimento golpista, construído durante todo o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, deu demonstrações claras e inequívocas do desprezo ao estado democrático de direito, orquestrando ataques, financiados, na capital federal. Diante dos atos terroristas contra o patrimônio público e contra a democracia brasileira, é urgente que o Estado adote medidas de responsabilização e punição de todos os envolvidos no ataque às instituições públicas.

De forma mais ativa, é imprescindível ainda investigar e responsabilizar todas as autoridades da segurança pública e de governo, especialmente o papel omisso do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) que não coibiram as práticas antidemocráticas, bem como, todos os financiadores desse ato de criminoso.

O STIU-DF estará vigilante e atuante para defender a nossa democracia e reitera o seu compromisso incondicional com a justiça e a civilidade e convida todos os trabalhadores eletricitários e eletricitárias a participarem de importante ato em defesa da democracia, nesta segunda (9), às 17h, em frente ao Palácio do Buriti.