Trabalhadores e trabalhadoras alinham propostas para iniciar o processo nas negociações do ACT e concordam em manter a data-base todo dia 1º de setembro

Na tarde desta terça-feira (26/07), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Distrito Federal – STIU-DF realizou assembleia deliberativa que teve como tema central o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024. A reunião teve como objetivo o alinhamento de propostas, para iniciar o processo nas negociações do ACT, no Operador Nacional de Sistema Elétrico – ONS.

A assembleia foi conduzida pelo diretor do Sindicato dos Urbanitários no DF, Ailton Andrade, que explanou as propostas e relatou que o acordo desse ano terá abrangência em todas as cláusulas. Ele esclareceu que essa revisão é necessária a cada dois anos e que em alguns períodos o acordo é revisado apenas em aspectos econômicos. As propostas foram aprovadas por unanimidade.

Segundo o diretor Urbanitário, os trabalhadores e trabalhadoras concordaram em manter a data-base todo dia 1º de setembro. Ele destacou que um cronograma foi elaborado para dar continuidade aos debates nas outras bases regionais.

De acordo com o cronograma estabelecido, as próximas assembleias estão previstas para acontecerem na quinta-feira (28/07), no Rio de Janeiro, pela manhã e em Recife no período da tarde. Já em Florianópolis, a assembleia ocorrerá na sexta-feira (29/07), pela manhã. Andrade informou que o documento será consolidado na mesma sexta-feira e encaminhado para o ONS, que terá um prazo de quinze dias para analisar as propostas e em seguida apresentar ao conselho de administração da Intersindical ONS para aprovação.

Durante o encontro, também foram aprovadas por unanimidade as pautas de: Autorização à Diretoria Colegiada para firmar Acordo Coletivo de Trabalho; Direito de greve conforme Lei nº 7.783/89; Assembleia permanente e Cobrança de Taxa de contribuição assistencial e/ou confederativa.

No fim da assembleia, ao abrir a palavra para os participantes, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco – SENGE, Mozart Arnaud parabenizou o diretor Ailton Andrade pela iniciativa de viabilizar a reunião por videoconferência. “Isso possibilitou a participação de mais colaboradores e colaboradoras na assembleia”, ressaltou. Mozart ainda reforçou a importância da sindicalização dos trabalhadores para fortalecer o Sindicato.

O diretor Ailton encerrou a reunião agradecendo a participação e o empenho de todos os presentes e finalizou dizendo que “a assembleia foi realizada com êxito”.

A reunião ocorreu de forma híbrida, sendo presencial no auditório do Centro Nacional de Operação do Sistema – CNOS/COSR-NCO, em Brasília e, concomitantemente, por videoconferência.

Participaram desta reunião 11 representantes presencialmente e 9 virtualmente.