Como todos sabem, o TST está atuando como mediador na negociação da pauta nacional, entre a Eletrobras e o CNE. E ontem, dia 20 de julho, o ministro Alexandre Agro Belmonte do TST fez a juntada da proposta final aos autos dos Dissídios Coletivos de Greve.

Nesta proposta final, o TST informou que o ACT foi prorrogado até 31/07/2022, desde que os resultados das assembleias, em nível nacional, sejam informados ao ministro até às 12h, do dia 28/07/2022.

O STIU-DF tem consciência da importância da deliberação a ser tomada pela categoria, em relação a proposta final do TST, e por isto, está agendando a assembleia deliberativa, com antecedência, para 25/07/2022, às 13h, e disponibilizando a proposta final do TST, para que todos possam analisa-la e levantar todas as dúvidas, para que os dirigentes sindicais possam esclarecê-las totalmente, para que todos deliberem conscientemente.

Para evitar perda de foco, na assembleia, teremos apenas dois pontos de pauta: 1) Informes sobre a pauta específica; e 2) Deliberação sobre a proposta final do TST.

É importante ressaltar que já foi aprovada, em assembleia, a aceitação da proposta da Eletrobras, a exceção de 3 (três) cláusulas, que estão sendo negociadas com a Eletrobras, com a mediação do TST: 1) Cláusula Primeira – Reajuste salarial; 2) Cláusula Sétima – Quadro de Pessoal e Plano de Desligamento Incentivado; e 3) Cláusula Quinquagésima – Abrangência e Vigência, além dos dias parados, em decorrência de greves.

PROCEDIMENTO PARA A ASSEMBLEIA

Para que a assembleia tenha uma melhor organização e facilite a compreensão de todos, o sindicato adotará o seguinte procedimento na assembleia;

  • Informará as cláusulas que foram previamente aprovadas, pela categoria, em assembleia anterior, e em caso de dúvidas, dará todos os esclarecimentos solicitados;
  • Apresentará detalhadamente as 3 (três) cláusulas que foram mediadas pelo TST, além da proposta referente aos dias parados. Que constam da proposta final do TST;
  • Após a apresentação será aberta inscrições para pedidos de esclarecimentos adicionais e dúvidas existentes sobre a proposta;
  • Avaliação da proposta final do TST pelo sindicato;
  • Encaminhamento proposto pelo CNE;
  • Abertura de inscrições para debater a proposta; e
  • Deliberação da proposta final do TST.

PRESENÇA DO ESCRITÓRIO JURÍDICO DO STIU/DF

Nesta assembleia, teremos a presença dos advogados do STIU/DF para tirar todas as dúvidas jurídicas porventura existentes na proposta final do TST, além de explicarem a conjuntura jurídica em que a negociação ocorreu.

PROPOSTA FINAL DO TST

A proposta final do TST pode ser acessada aqui..

Solicitamos que todos os trabalhadores e trabalhadoras que analisem detidamente a proposta e anotem as dúvidas para que elas possam ser esclarecidas na assembleia virtual que ocorrerá no dia 25/07/2022, às 13h.

CAPACIDADE DA SALA DE REUNIÃO VIRTUAL

Como na sede Eletronorte somos cerca de 800 trabalhadores, o STIU/DF disponibilizará uma sala, para a realização da assembleia virtual, com capacidade de 1000 pessoas. Portanto, todos os trabalhadores da sede terão acesso à sala para participarem da assembleia e fazer valer a vontade soberana da maioria dos presentes, na assembleia.

SUA PARTICIPAÇÃO NA ASSEMBLEIA É IMPRESCINDÍVEL. NÃO DEIXEM, QUE OUTROS, DECIDAM POR VOCÊ, O SEU FUTURO!