Infelizmente, depois de uma longa luta de quase 5 (cinco) anos, o governo Bolsonaro, através de um processo repleto de irregularidades e ilegalidades, privatizou a Eletrobras, o que trará como consequência a demissão de milhares de trabalhadores e o aumento substancial na tarifa de energia elétrica para o povo brasileiro.

Mas o nosso luto devido a privatização da Eletrobras já se transformou em luta pela reestatização da empresa. Já realizamos reuniões com diversas lideranças políticas, em nível nacional, e com especialistas do setor elétrico brasileiro, discutindo alternativas políticas e técnicas para a reestatização da empresa. O CNE já teve contato com Lula, primeiro colocado nas pesquisas de opinião para presidente e com a coordenação de sua campanha para tratar do tema.

No próximo dia 7 de julho, representantes do CNE estarão se reunindo com a coordenação política da campanha do Lula para explicar as irregularidades e ilegalidades do processo de privatização, as consequências para o povo brasileiro, com dados e fatos, bem como as ações a serem tomadas para a reestatização da Eletrobras.

Na reunião, o CNE entregará dois documentos para a coordenação de campanha do Lula. Um intitulado “Por um setor elétrico a serviço do Brasil”, contendo diretrizes para a reestatização da Eletrobras e informações técnicas, sobre o setor elétrico, para subsidiar a tomada de decisões, por parte de um provável governo Lula. O outro documento, intitulado “O alto custo da privatização da Eletrobras para o Brasil”, demonstra tecnicamente, com fatos e dados, as consequências da privatização da Eletrobras para o Brasil e o povo brasileiro.

É importante também ressaltar que já foi elaborado um manifesto pela reestatização da Eletrobras, e estamos na etapa de coleta de assinaturas de entidades, movimentos sociais, partidos políticos e lideranças políticas, em nível nacional, bem como especialistas do setor elétrico brasileiro.

Como se pode observar, a campanha pela reestatização da Eletrobras está a pleno vapor e tende a cada dia ficar mais forte. Por isto não podemos perder nenhuma oportunidade de dar visibilidade a nossa campanha.

É com este objetivo que convocamos os trabalhadores e trabalhadoras da sede da Eletronorte e Furnas para participar do ato, com Lula, em Brasília, no dia 12/07/2022, no Centro de Convenções, a partir das 17h.

Essa é uma oportunidade única de mostrar a força de nossa campanha pela reestatização da Eletrobras para o país e para o Lula, apontado em todas as pesquisas eleitorais, como provável próximo presidente do Brasil, e em quem depositamos toda a nossa esperança pela reestatização da Eletrobras.

É importante ressaltar que não estamos encarando esse ato, como um evento político partidário, mas como um evento político da nossa luta pela reestatização da Eletrobras. Todos nós sabemos que a privatização da Eletrobras foi decorrente de um ato político do governo Bolsonaro e só um outro ato político de um provável governo Lula poderá reestatizar a empresa.

Temos consciência de que a nossa categoria é completamente esclarecida politicamente e que cada um tem as suas convicções políticas, que devem ser respeitadas por todos. Mas também temos convicção de que quase a totalidade de nossa categoria é favorável a reestatização da Eletrobras e que dos dois candidatos que efetivamente estão disputando a presidência do Brasil, um, Bolsonaro, privatizou a Eletrobras, portanto, é contra a reestatização, e o outro, Lula, fez diversas declarações contra a privatização e favoráveis a reestatização.

A nossa participação no ato, com Lula, é para demonstrar o nosso descontentamento com a privatização da Eletrobras e ao mesmo tempo apoiar aquele que defende a reestatização da empresa, que foi tomada do povo brasileiro.

O seu sindicato (STIU/DF) está tomando todas as providências necessárias para que a sua participação no ato, defendendo a reestatização da empresa, tenha muita visibilidade e organização. Faixas, com os dizeres “Reestatização da Eletrobras, já!” serão fixadas em pontos estratégicos de Brasília, bem como no local do evento. Disponibilizaremos pequenas faixas individuais, para que todos os eletricitários e eletricitárias, presentes ao ato, possam se manifestar em favor da reestatização. Além disso, estamos preparando uma surpresa que chamará a atenção de todos que estiverem participando do evento, bem como aqueles que estiverem nas proximidades do ato.

É imprescindível a presença de um grande número de eletricitários no evento com Lula, em Brasília, para fortalecer a luta pela reestatização da Eletrobras.

A luta pela reestatização da Eletrobras é sim, uma luta política, mas está acima da luta política partidária. Quem participar do ato estará dando a sua contribuição para a reestatização da empresa e fortalecendo a candidatura de Lula à presidência do Brasil, em quem depositamos as nossas esperanças, para que a Eletrobras volte as mãos do povo brasileiro.

Veja a declaração do pré-candidato à presidência da República, Lula:

 

REESTATIZAÇÃO DA ELETROBRAS, JÁ!