Na última década, mais de 39 milhões de pessoas entraram na classe média, sendo que somente nos últimos 21 meses, 13 milhões de brasileiros chegaram a esse estrato social. Com esta ascensão, o Brasil tem mais da metade da população inserida na Classe Média.

O pesquisador do Centro de Pesquisas sobre Desigualdade Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutorando em Sociologia na Universidade de Berlin (Alemanha), Roberto Dutra, ressalta que esta ascensão em alta velocidade pode redefinir o desenvolvimento do país.

“Estamos falando de dezenas de milhões de pessoas que agora podem sonhar concretamente com horizontes de vida típicos da classe média tradicional: formação profissional e universitária de qualidade, acesso a um serviço de saúde eficiente, acesso a informação diversificada, etc.”, afirma o especialista.

O professor Dutra acredita que realmente será um desafio para o Estado acompanhar este crescimento social. “A ascensão social criou no país a expectativa concreta de um futuro melhor, de um futuro tangível, que se torna plausível quando se observa a vida do vizinho” opina o Pesquisador.

Para Dutra, a construção de uma família estável também é preponderante para a melhoria de vida das pessoas. “Economia e família são fatores decisivos, inclusive porque juntas, sob a forma de solidariedade intra-familiar e inter-familiar, formam um patamar de segurança, uma fronteira bem consolidada contra o risco da pobreza.”

Pesquisa do Instituto Gallup Word Poll mostra que os brasileiros são um dos povos mais otimistas com o futuro. “Esta expectativa positiva pode orientar uma ação mais consistente em busca da melhoria de renda, desde que esta busca seja reforçada pela experiência cotidiana da melhoria,” salienta o professor Dutra.

Seminário
Roberto Dutra participará do Seminário Políticas Públicas para uma Nova Classe Média. O evento promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) será realizado no dia 8 de agosto, em Brasília.

“Conhecer o perfil, o modo de vida, os sonhos e preocupações destas pessoas será fundamental para poder praticar políticas capazes de ajudar na consolidação e na ampliação de seus horizontes de vida”.

O professor Dutra participará do debate: Identidade e Valores da Nova Classe Média.

Seminário Políticas Públicas para uma Nova Classe Média

Dia: 8 de agosto de 2011, a partir das 8h30

Local: Centro de Eventos e Treinamentos – CET (CNTC)

SGAS 902 – Bloco C – próximo ao Parque da Cidade – Brasília – DF

(Agência DIAP)