A história demonstrou mais uma vez que o encaminhamento da aprovação parcial da proposta da Eletrobras, apostando no canal de negociação com relação a quatro cláusulas, estava certo. A categoria, que confiou nas entidades, estava certa quando aprovou parcialmente a proposta entendendo que poderíamos avançar em relação às cláusulas 7ª, 8ª, 21ª e 50ª, que além de ruins ainda criavam um vazio sem qualquer explicação para um PDV onde daríamos carta aberta a um documento que nem sequer nos foi apresentado e especificamente em relação à cláusula 7ª, que na redação da empresa deixaria de existir em caso de capitalização.

Mais uma vez, apostamos no diálogo, que foi introduzido de forma sutil pelas entidades representativas da categoria na audiência que tivemos com o Ministro Agra Belmonte, do TST, onde colocamos nossas propostas em relação às cláusulas que penalizavam alguns segmentos da categoria e deixavam um rastro de incertezas.

Ontem, o Ministro enviou a proposta do TST ao CNE e à empresa. Reconhecemos avanços, entre eles a ampliação do ACT para dois anos, um PDV não inferior ao último, por exemplo, mas deixa algumas lacunas a serem respondias antes das assembleias. Por exemplo, como será o reajuste salarial em 2023, não houve pronunciamento em relação aos acordos específicos e aos dissídios de natureza econômica e jurídica em relação às últimas greves. E estes pontos são importantes de serem definidos.

Ontem mesmo nossa assessoria jurídica entrou em contato com a assessoria do ministro relatando nossas observações e pedindo esclarecimento quanto às dúvidas deixadas na proposta que nos foi enviada.

De antemão, já sinalizamos ao ministro que vamos encaminhar aos trabalhadores e trabalhadoras, em assembleias que devem ser realizadas no período que vai do dias 5 até o dia 8 de julho, o indicativo de aprovação da proposta que o Ministro enviou, com aval do Ministério Publico do Trabalho. Outro ponto importante a frisar é que dentro da proposta do ministro veio também a prorrogação por mais 15 dias, tempo necessário para a realização das assembleias.

Estamos esperando a manifestação do ministro às observações que enviamos e tão logo a recebamos estaremos marcando a assembleia para analisar esse novo quadro da nossa Campanha Salarial.