Conforme convocação por edital, o Comitê de Administração dos Recursos dos Condutores Autorizados da CEB – COAD realizou assembleia geral na última quinta-feira, 26/05, no auditório do STIU-DF.

Na oportunidade, o atual diretor administrativo da entidade, Flávio Garcias Barreto, fez um histórico da situação do COAD nos últimos três anos e explanou sobre a realidade financeira atual. Com a privatização da CEB e os PDVs, apenas o referido dirigente permaneceu no Comitê, sendo que praticamente todos os conselheiros fiscais deixaram a empresa, provocando um quadro de muita dificuldade na gestão e, também, de acompanhamento do fundo pelos condutores.

As contas foram apresentadas pela Sra. Juliana Tavares Vitulli, contadora da entidade e, colocadas em votação, foram aprovadas pelos condutores autorizados presentes na assembleia, que resolveram, porém, submeter essa decisão ao referendo de nova assembleia a ser convocada após a instalação da gestão provisória e emissão de parecer do Conselho Fiscal.

A assembleia de quinta-feira aprovou também a composição da Comissão Eleitoral e a convocação de eleições para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o dia 25/08/2022.

Sobre pontos da pauta referentes à nomeação da Diretoria e Conselho Fiscal provisórios e alteração estatutária, os presentes decidiram suspender a assembleia até o próximo dia 02/06/2022.

Esclarecimentos sobre o funcionamento do COAD

Os dirigentes sindicais presentes esclareceram que, em relação à Neoenergia Brasília, a sistemática atual do COAD deverá ser totalmente reformulada.

Até a privatização, o fundo funcionava como um seguro, onde os recursos eram repassados diretamente à CEB no caso de sinistros e reparos de danos causados aos veículos pelos condutores.

Já no âmbito da Neoenergia, como os valores são cobrados diretamente dos empregados que comprovadamente causarem o dano, o sistema terá que ser de reembolso parcial ou total das despesas descontadas do condutor associado. A alteração estatutária deverá incorporar essa mudança, permitindo a filiação dos trabalhadores e trabalhadoras recém contratados. Hoje, são 185 condutores associados, número que pode aumentar bastante com a referida alteração.

O Sindicato entende que o COAD é uma conquista e tem que ser preservado pela categoria. Para isso, a participação de todos é fundamental!

Ficam todos os condutores autorizados convocados para continuação da assembleia, que será realizada no dia 02/06/2022, às 18h, no auditório do STIU-DF.