As trabalhadoras e trabalhadores que possuem filiação ao STIU-DF há pelo menos seis meses têm até amanhã, terça-feira (31), para se inscrever no processo eleitoral da entidade que vai eleger 1 (um) delegado(a) sindical para a base Neoenergia Corporate.

As inscrições podem ser feitas pelo site do STIU-DF, até às 18h de amanhã. A eleição será realizada no dia 9 de junho, na modalidade presencial.

Pelo ACT vigente, a categoria tem direito a eleger 05 (cinco) delegado(a)s sindicais. Com a renúncia ocorrida de um dos representantes da base do SIA e mudança da sede da empresa, a vacância será suprida com a eleição de representante para o Ed. Corporate – Park Shopping.

Saiba quais são as principais atribuições e competências de um delegado sindical:

– Contribuir com a organização e mobilização da categoria para o fortalecimento das lutas sindicais;

– Fiscalizar o cumprimento dos acordos coletivos de trabalho e denunciar o seu descumprimento;

– Levantar os problemas e reivindicações da categoria, discutindo e propondo encaminhamentos para a solução das demandas dos trabalhadores;

– Realizar reuniões na sua base de representação e encaminhar assuntos específicos dos empregados ali lotados;

– Estimular e efetuar sindicalização dos trabalhadores, visando o fortalecimento do Sindicato e da categoria;

– Propor ações à Diretoria Colegiada do STIU-DF ou ao plenário do Sistema Diretivo que visem à evolução da consciência e organização sindical da categoria;

– Fazer a divulgação, especialmente em sua base, de material informativo do STIU-DF e de assuntos de interesse da categoria.