A partir de pedido de mediação formulado pelo STIU-DF, rejeitado pela empresa em audiência realizada no último dia 02/05, o Ministério Público do Trabalho decidiu pela abertura de Procedimento Preparatório para investigar as 45 (quarenta e cinco) demissões praticadas pela Neoenergia em 11/04/2022 (ver documento aqui).

Na referida audiência, a empresa alegou que cumpriu o ACT e realizou um PDV em três etapas, garantindo o tempo de 12 meses para a tomada de decisão dos empregados. Informou ainda que no dia das demissões “tentou” falar com o Sindicato.

O STIU-DF, por sua vez, reforçou ao MPT que a demissão em massa contraria o que havia sendo afirmado reiteradamente à categoria, além de relegar aos empregados demitidos a insegurança do desemprego e comprometer abruptamente o sustento de suas famílias.

Agora, com essa investigação em curso, o Sindicato espera que a justiça seja feita e que empresa interrompa esse processo que tanto ofende a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia Brasília.

Não às demissões!

Unidos somos mais fortes!