Ocorreu no dia 28 de abril, em Brasília/DF, na sede da ELETRONORTE, a 2ª rodada de negociação, na qual, os negociadores da ELETROBRAS, coordenados pelo Relação Sindical da HOLDING, apresentaram a contraproposta à Pauta de Reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras, entregue dia 30 de março de 2022 à empresa.

A proposta apresentada pelos prepostos da ELETROBRAS é ridícula, indecorosa, indecente, provocativa e não espelha os excelentes resultados operacionais e financeiros atingidos pela ELETROBRAS e suas subsidiárias, neste último período, graças, principalmente ao empenho, dedicação, profissionalismo e seriedade dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas.

A proposta demonstra claramente que as diretorias da ELETROBRAS e de suas subsidiárias não valorizam os seus profissionais, ao contrário, apresentam uma proposta até com redução do poder aquisitivo dos salários, o que é uma completa falta de bom senso, principalmente levando em consideração que, em 2021, a ELETROBRAS teve lucro de R$ 5,7 bilhões e pagará dividendos bilionários aos seus acionistas, de R$ 1,3 bilhão. Enquanto para os acionistas, haverá distribuição de dividendos bilionários, para os trabalhadores e trabalhadoras, os verdadeiros responsáveis pelos resultados das empresas, é proposto redução de conquistas, demissões e redução do poder aquisitivo de seus salários. Um completo absurdo, que só pode vir de uma diretoria que não tem compromisso com seus trabalhadores e trabalhadoras e tão pouco com o povo brasileiro.

O único compromisso desses senhores é com a entrega do patrimônio público para a iniciativa privada, sem nenhum respeito com quem deveriam ter. E para completar querem reduzir conquistas sociais, condições de trabalho e poder aquisitivo dos salários, para que o privado, caso haja a privatização da ELETROBRAS, ganhe “rios de dinheiro”. Senhores diretores, a ELETROBRAS não será privatizada e os senhores sairão pela porta dos fundos da empresa, e ninguém sentirá falta nem dos senhores e nem deste período tenebroso de nossa história.

Os prepostos das empresas do sistema ELETROBRAS, que seguem rigorosamente as ordens dos seus superiores, sem questionar as incoerências, não merecem o respeito e são tão responsáveis pelas maldades praticadas contra os trabalhadores, quantos os diretores, e serão sempre lembrados como aqueles que se venderam por um cargo na estrutura da empresa. O pior de tudo é que esses senhores e senhoras são do quadro da empresa, e por isso mesmo, é inaceitável que participem desse processo vergonhoso de desvalorização dos profissionais das empresas e que se sujeitem a serem “vaquinhas de presépio” dessas diretorias que não têm compromisso com ELETROBRAS pública e com os seus trabalhadores e trabalhadoras.

 ACT 2020/2022 – PRORROGADO POR 30 DIAS

No início da reunião, a empresa apresentou uma proposta de prorrogação do ACT, com vigência até o dia 30 de maio de 2022.

TERMO ADITIVO AO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2020/2022, que entre si firmam, Centrais Elétricas Brasileiras S/A – ELETROBRAS, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A – Eletrobras ELETRONORTE, CGT ELETROSUL Centrais Elétricas S/A – Eletrobras ELETROSUL, Eletrobras Termonuclear S/A – Eletrobras ELETRONUCLEAR, FURNAS Centrais Elétricas S/A – Eletrobras FURNAS, doravante denominadas Empresas, e, de outro lado, os sindicatos representados pela Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, pela Federação Nacional dos Engenheiros – FNE, pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – FISENGE, pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente – FENATEMA, pelo Sindicato das Secretárias do Estado do Rio de Janeiro – SINSERJ, pela Federação Nacional dos Técnicos Industriais – FENTEC, pela Federação Brasileira dos Administradores – FEBRAD, pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste – FRUNE, pela Federação Regional dos Trabalhadores Urbanitários nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal – FURCEN, pela Federação Nacional das Secretárias e Secretários, Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Energia Elétrica de São Paulo – Sindicato dos Eletricitários de FURNAS e DME – SINDEFURNAS, Sindicato dos Eletricitários do Norte e Noroeste Fluminense – STIEENNF, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR, Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro – SINAERJ – Sindicato Nacional dos Advogados e Procuradores de Empresas Estatais – SINAPE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas,  doravante denominadas Entidades Sindicais, nas seguintes condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA – PRORROGAÇÃO DOS INSTRUMENTOS COLETIVOS NACIONAIS E ESPECÍFICOS

Em função da negociação atualmente em curso acerca dos Instrumentos Coletivos de Trabalho 2022/2023, de boa-fé, fica acordado entre as partes que as cláusulas firmadas no ACT Nacional 2020/2022, Termo de Compromisso Nacional 2020/2022, ACTs Específicos 2020/2022 e Termos de Compromisso Específicos 2020/2022, ficam prorrogadas por mais 30 dias, permanecendo vigentes até 31.05.2022.

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2022.

Foi acordado o termo de Prorrogação de vigência do ACT, por 30 (trinta) dias, após o encerramento do acordo, porque preservar o acordo é importante para a categoria. Seria irresponsabilidade de nossa parte, não assinar a prorrogação e deixar a categoria sem ACT. Mas o que chama a atenção no texto da cláusula é a empresa afirmar que a prorrogação do ACT é para “preservar o melhor clima possível para a negociação”, e depois apresentar uma proposta indecorosa e indecente aqueles que trabalharam muito para que as empresas do sistema ELETROBRAS atingissem os excelentes resultados do período. É uma incoerência, sem limites. Dizem que querem preservar o melhor clima possível para a negociação e apresentam uma proposta que, com certeza, colocará a categoria em “pé de guerra”.

Senhores diretores e prepostos deixem de demagogia e apresentem uma proposta decente e que valorize seus trabalhadores e trabalhadoras, os verdadeiros responsáveis pelos excelentes resultados alcançados

EXIGÊNCIAS DO CNE

Após a proposta insana apresentada pela ELETROBRAS, os dirigentes sindicais, presentes na reunião se manifestaram completamente contra a proposta desrespeitosa aos profissionais das empresas do sistema ELETROBRAS e propuseram que a empresa apresentasse uma nova proposta dentro da realidade dos resultados operacionais e financeiros atingidos pela ELETROBRAS e que valorize seus trabalhadores e as trabalhadoras, para que realmente seja possível realizarmos uma negociação séria e dentro de um clima de respeitabilidade entre as partes.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, também solicitou a presença do diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da ELETROBRAS – DS, para a próxima rodada de negociação, a ser realizada dia 17 de maio de 2022, na cidade de Brasília/DF.

13º SALÁRIO

Na reunião foi informado pelos prepostos das empresas que o adiantamento da primeira parcela do 13º salário será pago, em 13 de maio de 2022, para aquelas empresas com disponibilidade de caixa.

DIAS PARADOS

Em resposta a mais uma vez do pleito do CNE de negociação dos dias parados, com a suspensão dos descontos, foi feito o compromisso pelos prepostos das empresas que o assunto será levado a diretoria da empresa.

CALENDÁRIO DE ASSEMBLEIAS

Após a reunião, em avaliação, pelo CNE, foi deliberado um calendário de assembleias informativas, a ser realizadas no período de 03 a 12 de maio, para dialogar com categoria e prepara-la para as próximas etapas de luta.

 CAMPANHA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

O CNE FAZ LANÇAMENTO NACIONAL DO COMITÊ POPULAR DE LUTA DOS ELETRICITÁRIOS

A construção do Comitê tem como objetivo organizar a categoria eletricitária em torno de um projeto de retomada da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas e fortalecimento do patrimônio público para o próximo período. Além, de continuar a luta de resistência contra a privatização da ELETROBRAS e discutir propostas para o setor elétrico no âmbito de um projeto a ser implantado a partir de 2023.