Nesta quarta-feira, dia 20/04/2022, ocorrerá o julgamento da segunda e última etapa da capitalização da Eletrobras, pelo TCU. Nesta segunda etapa a Secretaria de Infraestrutura de Fiscalização de Energia Elétrica – SEIFRA Elétrica e o Ministério Público de Contas – MPTCU encontraram diversas irregularidades e inconsistências na análise do processo e propuseram aos ministros do TCU 6 (seis) determinações, 3 (três) recomendações e 2 (duas) ciências à CVM.

Paulo Guedes, Ministro da Economia e Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia têm insistentemente pressionado o TCU para que seja aprovada a capitalização, inclusive, com as inconsistências detectadas, em reuniões presenciais com os ministros e em matérias veiculadas pela imprensa brasileira. Lideranças do Partido dos Trabalhadores – PT, inclusive o candidato a presidência, Lula, têm demonstrado através da imprensa que não concordam com a privatização da Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina.

E nós, os maiores interessados, vamos ficar “com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar” ou vamos, também pressionar os ministros do TCU, para que não aprovem a regularidade da privatização da Eletrobras?

Agora é a hora da categoria mostrar o seu valor, a sua disposição de lutar pelo seu emprego e contra a entrega do patrimônio público. Temos que evitar que o julgamento da segunda etapa ocorra nesta quarta-feira (20). Para isto temos que demonstrar aos ministros do TCU que a categoria eletricitária é contra a capitalização da Eletrobras, participando massivamente do ato público em frente ao TCU. Em hipótese alguma podemos nos omitir, neste momento.

O que está em jogo é o nosso emprego, o nosso futuro profissional e a continuidade de nossas carreiras profissionais. Não podemos perder a oportunidade única de mostrar a nossa insatisfação, aos ministros do TCU, com a absurda privatização da Eletrobras, em um processo eivado de irregularidades e que dará um vultoso prejuízo ao erário e aos consumidores brasileiros. Ainda é possível evitar essa tragédia para os trabalhadores eletricitários e para o país, mas você, o principal interessado tem que dar a sua contribuição. Será que é pedir muito, para você participar de um ato para defender o seu emprego?

Dirigentes sindicais eletricitários de todo o país estarão vindo para Brasília, dirigentes de outros sindicatos do DF também estarão presentes. Estamos entrando em contato com lideranças dos movimentos sociais para que ajudem nesta luta e vários parlamentares já confirmaram presença no ato.

Para o sucesso do nosso ato contra a privatização da Eletrobras só falta você. Sua presença é fundamental e imprescindível. Por favor, nos ajude a lutar pela manutenção do seu emprego. Esqueçam as divergências, por ventura, existentes, entre dirigentes sindicais e trabalhadores da base. Agora está na hora de unir todas as nossas forças para derrotar o nosso maior adversário, a privatização da Eletrobras.

Sabemos da importância do nosso trabalho, no dia a dia na emoresa, mas nesta próxima quarta-feira, o nosso trabalho mais importante é dar a nossa contribuição, para a manutenção da Eletrobras enquanto empresa pública. Nada é mais importante do que isto! Ou damos a nossa valiosa contribuição agora, ou, no futuro próximo, vamos ficar nos culpando por não termos lutado pelos nossos empregos e pela manutenção da Eletrobras pública.

É como diz Geraldo Vandré “QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER.

Companheiros e companheiras, chegou o momento de mostrar de que lado da história você quer ser lembrado. Do lado daqueles que lutaram pelo seu emprego e pela Eletrobras pública, ou do lado daqueles que se omitiram e facilitaram o processo de privatização da Eletrobras, não participando do ato público mais importante de nossas vidas: ato contra a privatização da Eletrobras, em frente ao TCU.

Companheiras e companheiros, você pode decidir o seu futuro e o futuro da Eletrobras enquanto empresa pública. Está em suas mãos.