Os trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia Brasília, reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (31), decidiram suspender a discussão sobre a proposta da empresa para a PLR 2022/2023. Essa decisão foi tomada após a empresa descumprir o ACT vigente em relação à liberação dos empregados das áreas operacionais para participação na assembleia convocada pelo STIU-DF.

De acordo com a cláusula 38ª do ACT, é assegurada à categoria “a liberação dos empregados nos dias de assembleia geral desde que a matéria objeto da assembleia seja de cunho deliberativo ou com o objetivo de informar de forma preparatória à deliberação”. A infeliz decisão de impedir que os trabalhadores das UTDs participassem da assembleia hoje infringiu frontalmente o referido dispositivo.

Os dirigentes sindicais esclareceram que os eletricistas e técnicos das áreas operacionais constituem um segmento importante da nossa categoria na busca dos resultados e objetivos previstos no ACT específico de PLR. Para a entidade, é inadmissível a sua exclusão do debate.

O Sindicato informou ainda que, embora previsto no ACT, em nenhum momento se negou a discutir a liberação dos eletricistas de campo dentro da razoabilidade, mantendo uma ou duas viaturas nas áreas e garantindo o atendimento à população no de aumento de reclamações no horário da assembleia. Infelizmente, o que claramente prevaleceu foi o interesse de fazer “queda de braço” com Sindicato, desprestigiando o diálogo.

Com a suspensão da assembleia, o STIU-DF aguardará a manifestação da empresa quanto às liberações. Uma vez cumprido o acordo vigente, nova assembleia será convocada para apreciação e deliberação da PLR. Continuem mobilizados!

Filie-se ao STIU-DF e fortaleça a nossa luta!