Nesta terça-feira (22), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e Furnas (base Brasília, Gurupi e Serra da Mesa) deliberaram em assembleia pela rejeição da proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) referente ao plano de saúde da categoria eletricitária.

De acordo com a proposta, o custeio de todas as despesas com o Programa de Assistência de Saúde será feito através da participação financeira da empresa e dos beneficiários titulares, sendo que “as empresas do grupo Eletrobras contribuirão com até 70% do custo total do Benefício de Assistência à Saúde, cabendo aos empregados o custeio restante”.

A categoria entende que a contribuição de 30% para o custeio do plano de saúde é inviável para a maioria dos trabalhadores. Desta forma, por ampla maioria, a proposta foi rechaçada.

PLR

Na ocasião, os eletricitários e eletricitárias apreciaram ainda uma proposta do TST sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados de 2021, que prevê a redução de 25% no valor devido à categoria. Devido à falta de consenso com a proposição, os trabalhadores rejeitaram a proposta.