Na segunda-feira, dia 7, os eletricitários e eletricitárias de Furnas, lotados em Brasília, Serra da Mesa e Gurupi, vão dar início a uma greve por tempo indeterminado. A decisão unânime foi tomada pela categoria em assembleia realizada nesta quinta-feira (3) e tem como objetivo impedir novos retrocessos no Acordo Coletivo de Trabalho.

Os trabalhadores de Furnas vêm sofrendo com os desmandos da direção da empresa, que tem executado um plano unilateral de alterações nos direitos sociais e trabalhistas da categoria, infringindo o próprio ACT vigente.

Diante da truculência da empresa, a categoria não encontrou outra alternativa se não a greve por tempo indeterminado. O movimento luta para assegurar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2021 cuja mediação foi fracassada no TST, bem como, o pagamento da parcela retida da PLR 2018 e pela parcela controversa da Participação 2020 de Furnas, e em face da alteração da instrução normativa da Diária de Viagem.

Na ocasião, o STIU-DF informou que os trabalhadores das demais empresas do Sistema Eletrobras também estão aderindo ao movimento grevista. Os profissionais da Eletrobras Holding, base Rio de Janeiro, entraram em greve no último dia 24 de fevereiro. A Eletronorte em Brasília se uniu ao movimento nesta quinta-feira.