No dia 22 de novembro passado, as trabalhadoras e trabalhadores da Equatorial, sediados e vinculados a sede Brasília, aprovaram em assembleia, por maioria, o desconto de taxa de contribuição negocial/associativa que o STIU-DF propôs, de 3% da remuneração básica, descontados em folha de pagamento em 3(três) parcelas mensais de 1%, aos profissionais que não são filiados ao sindicato.

A taxa representa o reconhecimento da luta do STIU-DF em realizar um ACT que garanta a manutenção e avanços de direitos além de permitir uma contribuição  para a continuidade da luta em prol da categoria e da sociedade.

Cabe registrar que, quando foi aprovada a taxa de contribuição negocial/associativa informamos que a cobrança seria iniciada após a conclusão do processo negocial e dada a oportunidade para todas(os) que assim desejarem apresentar sua oposição ao desconto. Comunicamos ainda que, o STIU-DF daria ampla publicidade à cobrança bem como estabeleceria prazo para a apresentação de carta de oposição.

Assim, informamos que no dia 15 de fevereiro de 2022, conforme aprovação da proposta da empresa para o ACT 2021/2022 em dezembro passado, o STIU-DF assinou os ACT’s dos trabalhadores da Equatorial e assim concluímos o processo negocial 2021/2022.

Com isso, dando sequência ao acordado com todas(os) trabalhadoras(es) da Equatorial, estamos fazendo a primeira nota explicativa e iniciando o prazo de 30 dias para que possam, quem assim desejar, apresentar sua carta de oposição ao desconto acordado.

A respeito do desconto cabe fazermos um esclarecimento a todas(os) trabalhadoras(es):   ocorreu um desconto nos salários de todas(os) os trabalhadoras(es) no mês de janeiro/22 , de 2% do salário base sem que tivéssemos conhecimento e mesmo sem que tivéssemos repassado tal solicitação a Equatorial.  Na medida que fomos alertados por trabalhadores da Equatorial, sediados em Brasília, entramos em contato com o representante da empresa, que confirmou o equivoco e solicitamos a ele que todos os valores descontados fossem ressarcidos, o que será realizado no pagamento relativo ao mês de fevereiro.

 Assim, desejamos frisar que o ocorrido foi em decorrência de falha da empresa e apenas a partir de hoje, 22/02/2022, o STIU-DF está iniciando, de fato, o procedimento de cobrança da taxa, de acordo com o que foi aprovado pelos trabalhadores, em novembro passado.

Desta forma, de hoje até o dia 23/03/2022, as(os) trabalhadoras(es) que se opuserem ao desconto de 3%, em três parcelas mensais de 1%, deverão preencher a carta que consta no anexo dessa nota, assinar, escanear e enviar para o e-mail: secretariastiudf@gmail.com.

Lembramos que as(os) trabalhadoras(es) que são filiados ao STIU-DF não necessitam fazer a oposição pois estes não terão o desconto, conforme acordado em assembleia. Os trabalhadores que não apresentarem sua oposição estarão dando o seu de acordo para a cobrança da taxa de 3% de forma parcelada em 3(três) parcelas mensais e sucessivas de 1% do salário base.

Cabe salientar que todas(os) os trabalhadoras(es) que desejarem se filiar e o fizerem até o dia 23/03/2022, estarão isentos da taxa. A entidade ressalta que é de suma importância que as(os) trabalhadoras(es) da Equatorial, sediados em Brasília filiem-se  para que possamos fortalecer a representação e alcançarmos novas e melhores conquistas para toda a categoria.

Para se filiar basta acessar o link: https://www.urbanitariosdf.org.br/dw/filiados_site/, lembramos que o desconto para filiados é de 1,5% do salário base, mensal e descontado em folha de pagamento.

Além de divulgarmos essa nota de forma física, na sede da Equatorial, faremos o envio por whatsapp aos trabalhadores cadastrados no STIU-DF, iremos solicitar a empresa que divulgue essa nota via e-mail a todas(os) as(os) trabalhadoras(es) da Equatorial sediados e vinculados a sede Brasília de forma que todas(os) possam estar cientes do que foi acordado, em relação a cobrança.

O STIU-DF permanece firme na sua disposição de lutar pela melhoria das condições de trabalho, de direitos e da empregabilidade de todos, filia-se e fortaleça nossas lutas.

Acesse aqui o modelo para a carta de oposição.