O Sindicato dos Urbanitários se reuniu na quinta-feira, 10, com representantes da CEB IPES para a primeira rodada de negociações da data-base/2022.

Em resposta, a empresa deixou pendentes as cláusulas de reajuste salarial, PLR, política de recursos humanos, política de desligamento e pacto de valorização produtiva. Também ficou de se manifestar acerca do reajuste do auxílio-funeral.

Sobre o vale refeição/alimentação, auxílio-creche/babá e bolsa escolar, a empresa concorda em reajustar os benefícios pela variação do INPC referente ao período de março/2021 a fevereiro/2022.

A CEB IPES não concordou com o tíquete-natalino;  incorporação do auxílio-transporte e adicional de condutor à VPNI; e retorno da quinzenalidade. O Sindicato reiterou os pontos.

O plano de saúde, pela contraproposta da empresa, permaneceria nas condições vigentes enquanto estiver sob gestão da Faceb. Havendo mudança de operadora, os termos seriam definidos no novo convênio ou contrato. Já a indenização por morte ou invalidez só seria devida se a causa for acidente de trabalho. Esses pontos representam forte retrocesso.

A empresa concorda com o pagamento de horas extras aos trabalhadores de atividade operacional, mantendo o banco de horas  para todos os empregados, exclusivamente, para o crédito das 40 horas anuais. O STIU-DF ponderou que às horas excedentes do pessoal administrativo também devem ser remuneradas nas mesmas condições.

Para as demais cláusulas a empresa concordou em manter conforme o ACT vigente.

A próxima rodada ficou agendada para 17/02, às 15h. O STIU-DF manterá a categoria informada. Permaneçam atentos e mobilizados!