A Greve nacional dos eletricitários tem sido extremamente vitoriosa até o momento com a participação de forma organizada e unida da categoria. Essa é sem dúvida a greve mais importante deste período recente, a “greve das nossas vidas”. Queremos parabenizar aos trabalhadores e trabalhadoras que estão em greve, mesmo em uma situação de pandemia e teletrabalho.

Antes do início do movimento grevista, a categoria entendeu que este era o momento de cruzar os braços e de que juntos podemos lutar e alcançar vitórias importantes, mesmo nesse cenário adverso, de retirada de direitos, demissões e tentativa de privatização da Eletrobras.

Na Assembleia de hoje (8), em frente à nova sede da Eletronorte, será apresentado aos trabalhadores/as a proposta que foi construída pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) com a mediação do ministro do TST Alexandre de Souza Agra Belmonte e analisada sob o ponto de vista político e jurídico, antes de ser colocada em assembleia.

O indicativo que será colocado para deliberação é pela suspensão da greve por um período de 30 dias com retorno da categoria ao trabalho a partir de quarta-feira dia 9, permanecendo o estado de greve.

O entendimento do jurídico do CNE é que este indicativo visa respeitar a abertura de diálogo com o ministro do TST, que é o relator do dissídio de greve dos Planos de Saúde neste Tribunal, afinal a greve é legal, legítima e justa e tem, entre outros objetivos, o de reabrir a negociação sobre as cláusulas do Plano de Saúde do ACT 2020/2022.

O Ministro orientou as partes a reabrirem o canal negociação nestes próximos 30 dias para uma possível mitigação do impacto do novo plano de saúde aos trabalhadores, e caso não cheguemos a um acordo, ele fará uma audiência de conciliação no TST após os 30 dias.

Outro ponto de conquista advindo desta greve bem sucedida é a parte da PLR 2018, que não foi paga em 2019, pois a Eletrobras não havia distribuído todos os dividendos obtidos naquele ano, e só o fez em 2021 aos acionistas. O CNE vinha tentando negociações administrativas, que não estavam avançando e a greve foi a pressão necessária para que a holding cedesse e autorizasse o pagamento para o próximo mês de março.

Para além dos avanços do CNE com a Eletrobras em relação ao Plano de Saúde e da PLR 2018, nós da Eletronorte tivemos negociações de pontos específicos da base Eletronorte. O Sindinorte (Sindicatos da Eletronorte) se reuniu na noite de ontem (7) com o Diretor de Gestão da Eletronorte na qual foram tratados os seguintes pontos: Complemento da PLR 2017 da Eletronorte, Diárias de Viagem, Novas adesões à E-Vida, Testagem de Covid em viagem a serviço e Sobreaviso durante a greve.

De posse dessas informações e das que serão complementadas em assembleia logo mais é muito importante e decisiva a participação de todos nesta assembleia para que possamos decidir coletivamente a situação dos nossos direitos.

Participe e ajude a divulgar esta importante assembleia.

Juntos somos mais fortes!

SERVIÇO:

– Endereço: 504 Norte, entre o Carrefour bairro e o Cartório.

– Data: 08/02/2022 (terça-feira);

– Hora: 14h;

– Link da transmissão on-line:

https://us06web.zoom.us/j/87167491426?pwd=ZXJCQWtVZXpKb00wa0ZJaGxBdjg4QT09