O STIU-DF se reuniu hoje, 21/01, com representantes da Neoenergia Brasília para discutir a questão do teletrabalho. Na oportunidade, a empresa reiterou o posicionamento do grupo Neoenergia de que a adesão é opcional e pode ser implementada através de termo individual de alteração do contrato de trabalho. O Sindicato, por sua vez, reforçou que se trata de uma condição de trabalho e, desta forma, deve ser discutida em negociação coletiva, com a pactuação de termo aditivo ao ACT vigente.

Com a negativa da empresa em abrir essa negociação, o STIU-DF mantém a orientação para que os trabalhadores não assinem o respectivo termo.  Há tratativas em curso, envolvendo os sindicatos que representam a categoria nas diferentes empresas do Grupo, no sentido de levar a revisão desse posicionamento pela Neoenergia.

O Sindicato manterá a categoria informada e permanecerá atento a qualquer denúncia de assédio ou pressão contra os empregados para assinar a alteração contratual.  Essas práticas não serão toleradas!

Vamos juntos! Unidos somos mais fortes!

Sindicato cobra medidas sanitárias à Neoenergia Brasília

Na mesma reunião, o Sindicato cobrou providências da empresa em relação ao número crescente de casos de infecção pelo Covid-19 nas diferentes áreas da Companhia. O STIU-DF deixou claro que é um completo despropósito condicionar o trabalho remoto à assinatura do termo de alteração do contrato de trabalho. Trata-se de uma emergência sanitária, que não pode ser vinculada a um dispositivo burocrático com reflexo em toda a vida laboral dos empregados, ainda mais sem negociação coletiva com o sindicato.

A Neoenergia precisa transformar o discurso de preocupação com a saúde e segurança dos empregados em medidas efetivas nessa direção. O momento é de implementar o teletrabalho como medida emergencial, além de zelar pela observância do protocolo de cuidados nas áreas operacionais.