O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) vem a público manifestar o seu repúdio às práticas antissindicais da gestão do Metrô-DF contra os dirigentes do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF).

Os gestores da empresa, em ação arbitrária e ilegal, suspenderam o pagamento dos salários dos diretores sindicais, desde abril até hoje. Além disso, deixou de descontar as mensalidades sindicais dos filiados, não repassando o dinheiro que atualmente mantém a instituição, porém continuou fazendo o desconto e repasses para outra instituição, que atua da mesma forma jurídica que o sindicato.

Ademais, a empresa retomou o pagamento do auxílio alimentação dos empregados, excluindo do benefício os trabalhadores cedidos à organização Sindical, mesmo após decisão judicial.

Para o STIU-DF, as ações da direção do Metrô visam intimidar e perseguir os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam em prol de uma categoria aguerrida e mobilizada. A ofensiva contra a classe trabalhadora e o movimento sindical tem sido uma prática crescente nos últimos anos, que tenta a todo custo desmobilizar e desmontar toda a luta por direitos sociais e trabalhistas.

O STIU-DF se solidariza com os dirigentes sindicais do Sindmetrô-DF e toda a categoria metroviária.