Tomaram posse nesta sexta-feira (8) as delegadas e delegados sindicais eleitos nos dias 28 e 29 de setembro. Na oportunidade, conforme dispõe o Estatuto do STIU-DF, os novos representantes de base assinaram a ata e firmaram o compromisso de fortalecer as lutas da categoria eletricitária contra as privatizações, em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e dos empregos.

O STIU-DF ressalta que o momento é de uma conjuntura difícil para a classe trabalhadora no país e no DF, onde governos neoliberais e entreguistas, em consórcio com a grande mídia, com a maioria do parlamento e com o capital financeiro, promovem a liquidação do patrimônio público sob o argumento hipócrita de que “privatizar melhora” os serviços e a vida da população.

Nesse sentido, é fundamental o fortalecimento do movimento sindical e, para isso, é necessária uma representação dos trabalhadores e trabalhadoras forte e mobilizada para enfrentar os desafios desse período.

A população tem enfrentado a fome, o desemprego, o aumento do gás, combustíveis e a elevação das tarifas, com a piora dos serviços prestados após privatizações. O governo no âmbito federal e distrital segue “passando a boiada” sobre os direitos da população e dos trabalhadores no momento do maior flagelo sanitário da história do país.

Para conter a sanha privatista do atual governo e barrar a aprovação de medidas retrógradas como a reforma administrativa (PEC 32). Os dirigentes sindicais e a categoria têm de estabelecer uma maior unidade, somente com participação, mobilização e união será possível destruir esse projeto neoliberal que atua contra a classe trabalhadora.

O STIU-DF parabeniza os delegadas e delegados sindicais eleitos e convoca todos e todas para a resistência.