Com a chegada do novo governo do Distrito Federal, a classe trabalhadora local espera que também seja mudada a cara da capital do Brasil. No último ano, o DF ficou marcado por corrupção, desigualdade social e precariedade nos serviços públicos essenciais. Para modificar este cenário, a CUT-DF e os trabalhadores deram um passo a frente e formularam a Plataforma da CUT-DF para as Eleições 2010. A entrega do documento ao candidato a governador do Distrito Federal pelo PT, Agnelo Queiroz, será feita na próxima terça-feira, dia 20, às 17h, no auditório da CUT-DF.

A Plataforma da CUT-DF seguirá os mesmos moldes do documento de abrangência nacional. Entretanto, dentro dessas propostas, os trabalhadores do Distrito Federal também formularam eixos específicos que coordenarão a Plataforma: o combate efetivo à corrupção em todas as instâncias dos três Poderes; a valorização do serviço e do servidor público; e a questão ambiental, que inclui a mobilidade urbana. Os representantes dos sindicatos filiados presentes na reunião também apontaram questões importantes, como o fortalecimento do Banco Regional de Brasília (BRB); a conscientização para a coleta seletiva; a criação de políticas específicas para a educação no trânsito, com foco nos instrutores de trânsito; a garantia do direito de greve no serviço público; a qualidade no transporte coletivo, entre outros.

No dia 16 de agosto, a CUT-DF fará o lançamento da Plataforma Nacional da CUT para as Eleições 2010 com a presença do presidente da CUT, Artur Henrique.

Mobilização Nacional

Este é o período da militância CUTista intensificar a ocupação das ruas e locais de trabalho, disputar os rumos do desenvolvimento, com a Plataforma da CUT para as Eleições 2010, fortalecendo a luta por liberdade e autonomia sindical, valorização do trabalho e democracia, de homens e mulheres, do campo e da cidade.

Na última quinta-feira, dia 16, aconteceu no estado Rio de Janeiro o lançamento da Plataforma Nacional da CUT com a presença do presidente da Central e do governador do Rio, Sérgio Cabral, a quem foi entregue o documento.

Este foi o primeiro ato da série de mobilizações ‘CUT nas Ruas’ e faz parte do projeto da Central de levar a Plataforma e suas propostas para todas as regiões do país.

Calendário de lançamento da Plataforma Nacional:

Agosto

Dia 3 – Piauí

Dia 4 – Ceará

Dia 5 – Pernambuco

Dia 6 – Bahia

Dia 10 – Santa Catarina

Dia 11 – Rio Grande do Sul

Dia 12 – Paraná
Dia 16 – Distrito Federal

(Fonte: www.cut.org.br)