O STIU-DF, após deliberação em assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras da CEB IPES, firmou novo Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. De acordo com a proposta apresentada pela empresa, ficou garantida a maioria das cláusulas do ACT firmado anteriormente entre o Sindicato e a CEB Distribuição, com vigência até 31 de outubro, conforme dissídio de greve em processamento no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O tíquete da categoria foi reajustado em 4,77%, retroativo à 1º de março de 2021. Além disso, estão garantidas as cláusulas que tratam do Pacto de Valorização Produtiva, da Política de Desligamento, do Plano de Saúde e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O item que trata da PLR sofreu alterações na redação.

Considerando que o início das negociações, em abril, foi pautada pela tentativa de redução de aproximadamente 20 cláusulas do ACT, incluindo dispositivos fundamentais para a categoria, o STIU-DF avalia que o resultado da negociação foi positivo a partir da capacidade de pressão da entidade e dos trabalhadores.

Cabe registrar ainda que, mais uma vez, a empresa tentou intimidar os dirigentes sindicais do STIU-DF com a redução dos representantes liberados, numa clara tentativa de diminuir a luta sindical da categoria. O sindicato está buscando as medidas cabíveis para inviabilizar qualquer prática antissindical.

O STIU-DF parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras pelo novo Acordo Coletivo firmado e convoca a categoria a manter o estado de mobilização visando garantir o cumprimento do ACT, além de fortalecer a luta sindical.