O presidente da Argentina, Alberto Fernández, revogou as privatizações de empresas de energia e termelétricas realizadas pelo governo de seu antecessor, Mauricio Macri (2015–2019), informa a TeleSur.

Por meio de um decreto assinado no dia 16, Fernández anulou vários decretos assinados por Macri e pelo então ministro da Energia, Juan José Aranguren.

Da mesma forma, foi recuperada a gestão da Integración Energética Argentina (Ileasa e Enarsa) na importação de gás da Bolívia, e essas empresas recebem as licenças exploratórias correspondentes em áreas da Bacia Oeste Malvinas do Mar Argentino.

O decreto de Fernández determinou que as obras públicas do projeto de aproveitamento hidrelétrico do Rio Santa Cruz voltem aos nomes de presidente Néstor Kirchner (empreendimento localizado no Penhasco Cóndor) e governador Jorge Cepernic (localizado em Barrancosa), que foram renomeadas no Governo Macri.

O decreto prevê a concessão de garantias do Tesouro Nacional para a aquisição de gás natural da Bolívia, no valor máximo de US$ 200 milhões. Macri suspendeu o contrato na época do presidente boliviano Evo Morales.

Fernández esclareceu que para garantir “o abastecimento normal de gás natural” na Argentina durante o inverno, é necessário importar o produto da Bolívia.

Através do mesmo decreto, o governo anulou a mudança de denominação das obras públicas do projeto de aproveitamento hidrelétrico do rio Santa Cruz, que foi ordenada em 2017.

Via https://monitormercantil.com.br/