Criada em 20 de junho de 1973, a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. é muito mais que uma empresa de geração e transmissão de energia, a Eletronorte é um agente de desenvolvimento e integração regional, com diversas atuações a frente de seu tempo.

Ao completar 48 anos, a Eletronorte acumula uma série de feitos – atendeu os sistemas isolados, levando energia a milhares de brasileiros de regiões que ainda não eram atendidas pelo Sistema Interligado Nacional – SIN; foi pioneira na construção da grande Tucuruí, maior usina genuinamente brasileira e estatal, hoje alvo de cobiça de grupos interessados na privatização da Eletrobras e Eletronorte; foi responsável por programas internacionalmente reconhecidos como o Waimiri Atroari; resgatou o Amapá do apagão que o acometeu 5 vezes em menos de 7 meses.

Todos estes feitos só foram possíveis graças ao quadro técnico de excelência que a empresa possui nas mais diversas áreas: tecnologia da informação, administrativa, engenharia, técnica operacional, planejamento empresarial, advocacia, meio ambiente, operação e manutenção dos sistemas, financeira, saúde, segurança do trabalho. Em absolutamente todos os processos que compõem a Eletronorte, a empresa possui quadros altamente qualificados que não somente trabalham na Eletronorte, mas a tem como uma extensão de sua casa.

O dia 20 de junho de 2021 deveria ser um dia para ter muito a comemorar, mas, infelizmente, foi um dia marcado por muita apreensão e incertezas. O que será da Eletronorte, e principalmente dos Estados por ela atendidos, caso a tentativa de privatização se concretize? A única certeza que se tem é que será um retrocesso incalculável.

Com muita tristeza e indignação vimos parlamentares da região Norte votarem favoravelmente à privatização da Eletrobras, e consequentemente da Eletronorte. Parlamentares de regiões que foram acudidos pelo trabalho de excelência desenvolvido pelos técnicos da nossa Empresa, ou por programas socioambientais que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos desses Estados. Uma verdadeira lástima.

Mas se enganam aqueles que acham que os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte se dão por vencidos. Para construir esta grande empresa, este quadro técnico, além de excelência em conhecimento, é persistente, criativo, resiliente. A guerra ainda não terminou e em 2022, ao chegar o aniversário de 49 anos da Eletronorte estatal, teremos escrito mais uma história de vitória nos capítulos desta, que é uma das maiores e melhores empresas do setor elétrico brasileiro.

Parabéns a todos que por aqui passaram e que aqui estão. Juntos, somos mais fortes.

#SalveaEletrobrasPública #VivaEletronorte48

Ato contra a privatização da Eletrobras nesta segunda (21)

O STIU-DF convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e Furnas para ato, nesta segunda (21), às 8h, contra a privatização da Eletrobras. A atividade será realizada em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

A nova votação da Medida Provisória 1.031/21 na Câmara dos Deputados está prevista para acontecer às 15h, de hoje. Dia decisivo para o futuro da Eletrobras, portanto, é imprescindível a mobilização e pressão da categoria nos deputados e deputadas para votarem contra a MP do Apagão.

Tuitaço

Hoje (21) também tem tuitaço contra a MP 1.031/21. Nas redes, vamos usar a tag:
#SalveaEletrobrasPública. 

Acesse o banco de tuites e defenda o futuro do Brasil: http://bit.ly/TuitaçoMPdoApagão

Defender a Eletrobras pública é defender o Brasil.