Hoje é 1º de maio, Dia do Trabalhador, data em que a classe trabalhadora lotava as ruas com entusiasmo, coragem e audácia. Com a pandemia, foi preciso se reinventar e, para a preservação da vida neste ano a nossa luta se dá, principalmente, de modo virtual e, seja nas redes ou nas ruas, a voz dos trabalhadores e trabalhadoras de todos os cantos do nosso Brasil precisa ecoar em um grito forte de resistência.

Neste 1º de maio a luta dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil é por vacinação ampla, comida na mesa, contra as privatizações e impeachment já. A classe trabalhadora não pode mais pagar a conta de uma política autoritária e genocida, que privilegia uma classe já privilegiada e promove o desemprego, a fome e a morte da população mais vulnerável.

Desde o início da pandemia no Brasil, vimos uma onda de solidariedade e acolhimento crescer rapidamente nas cidades e comunidades para minimizar a crise humanitária no País. No entanto, é preciso cobrar das instituições políticas um projeto que atenda toda a população em vulnerabilidade econômica e social. Somos mais de 14 milhões de desempregados no Brasil, vítimas de um projeto da morte.

Hoje, neste Dia do Trabalhador, resistimos e lutamos para recolocar o Brasil no caminho da democracia, do crescimento, das liberdades. Assim, exigimos emprego, renda, vacina para todos, a manutenção do patrimônio público e fora Bolsonaro. Seguimos em unidade pela defesa dos nossos direitos e em defesa da vida.

Vacina no braço, comida no prato e luz para todos!

CUT-DF realizará grande ato virtual político-cultural em homenagem a classe trabalhadora

Para celebrar o Dia do Trabalhador e apresentar pautas e reivindicações da classe trabalhadora, a CUT-DF realizará grande ato virtual político-cultural. Em função do agravamento da pandemia no DF, a atividade acontecerá exclusivamente de forma virtual. A transmissão será feita pela TV Comunitária de Brasília e pela página do Facebook da CUT-DF, do meio-dia às 14h.

A defesa da vida, da democracia, do emprego e pela vacinação imediata contra a Covid-19 de todas e todos são bandeiras principais desse dia. Mas, as reivindicações vão além desses temas e reúnem pautas históricas da classe trabalhadora, como a mobilização por direitos, saúde, educação, dignidade, contra as privatizações, fortalecimento do Estado e outros.

*Com informações da CUT-DF.