Foto: PMM/Divulgação.

No último dia 20/04, o Sindicato protocolou ofício junto ao GDF reivindicando a priorização dos eletricitários do DF no processo de imunização contra o COVID-19. Segundo estudos realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o risco de contágio dos trabalhadores que atuam nas áreas de energia, água, meio ambiente e gás é superior a 51%.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o STIU-DF tem atuado no sentido de cobrar das empresas o cumprimento das regras sanitárias exigidas pelas autoridades em saúde. Neste sentido, o Sindicato chegou a protocolar denúncia no Ministério Público do Trabalho contra a CEB, que inexplicavelmente cessou o teletrabalho para todos os empregados em dezembro/2020.

Para evitar ainda mais a propagação do vírus é urgente a vacinação em massa contra a Covid-19. No entanto, as categorias que estão na linha de frente, atuando para o pleno funcionamento do País, devem ter prioridade na imunização e, assim, restringir os casos de contaminação.

O STIU-DF ressalta que os eletricitários, desde o início da pandemia no Brasil, mantiveram a jornada de trabalho ininterrupta para garantir a manutenção da rede elétrica para a população e para diversos setores essenciais. Desta forma, o Sindicato reforça a importância de uma resposta urgente do GDF à demanda da entidade sindical e, principalmente, em respeito à categoria.