Conforme publicado em edital no último dia O2/04, amanhã, 06/04, com última chamada marcada para as 9h30, o STIU-DF estará realizando assembleia geral no SIA com os trabalhadores e trabalhadoras da CEB,  visando a deliberação sobre a proposta do novo controlador da empresa à pauta da categoria para o ACT 2020/2021.

Vale lembrar que o dissídio coletivo ainda se encontra em análise e trâmite no TRT. Porém, nada impede que, se houver avanços, a categoria opte por firmar ACT com a empresa.

Neste contexto, a Neoenergia-CEB Distribuição está  propondo a vigência de dois anos para o ACT; o reajuste do vale-alimentação nos dois períodos; o reajuste dos salários em 01/11/2021; a incorporação do auxílio-transporte, condutor autorizado e da gratificação de férias (diferença entre 60% e 1/3); a indenização da bolsa-escolar para o empregado que está recebendo; a criação da rubrica ‘Outros Proventos” para aglutinar ACTs, anuênios e as incorporações; a indenização de horas-extras habituais; e a antecipação de parte da PLR 2021 em maio próximo.

A empresa está mantendo o plano de saúde, a indenização por morte ou invalidez e a complementação do auxílio-doença. Sobre o plano de saúde, propôs negociação com vistas a implementar o padrão da Neoenergia, já vigente nas outras controladas. Já em relação à indenização, pela proposta, irá implementar o seguro de vida em janeiro de 2022, cobrindo o grupo familiar também.

Com relação à cláusula da estabilidade, a proposta contempla vigência até 31/03/2022. Nesse período, a empresa se compromete a realizar um PDV com saídas em junho, dezembro e março/2022, esta última vedada para quem tem mais de 25 anos de casa. Condições do PDV: pagamento de todas as verbas rescisórias, mais 20% da remuneração por cada ano trabalhado, mais indenização em dinheiro referente a doze meses do plano de saúde.

Já sobre as escalas de revezamento, a  Neoenergia-CEB Distribuição propôs o modelo 6X3, 5×2, com jornadas de 8h, mais 1h de intervalo. Esse ponto gerou muita controvérsia e discussão, mas a empresa se manteve inflexível e não acatou os contrapontos apresentados pelo STIU-DF.

Foram mantidos os dias do ano e, pela proposta, instituído o banco de horas, com ajustes de saldos a cada seis meses.

Esse foi o resultado das negociações e debates com o novo controlador. Cabe agora à categoria, soberanamente, decidir e ao Sindicato encaminhar. Todos à assembleia!

Assembleia será no almoxarifado do SIA

A CEB solicitou que a assembleia fosse realizada na área coberta lateral ao almoxarifado do SIA devido às regras sanitárias e à necessidade de controle de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

O STIU-DF solicita que os trabalhadores compareçam com suas máscaras e face shield (quem tiver recebido da empresa).

Os ônibus observarão o espaçamento, higienização e arejamento adequados ao deslocamento de todos.