Desde o dia 07/01/2021, data em que a assembleia deliberou pela aprovação da proposta de acordo para pagamento do passivo trabalhista, processo nº 0079300- 13.1991.5.10.0005 – URP, feito oficialmente pela Eletronorte em conjunto com a AGU, cujo teor é de um deságio na ordem 30,42%, o STIU-DF e os advogados que o representa vem incansavelmente tentando agilizar a conclusão do referido processo.

Após a aprovação pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração da Eletronorte, o acordo foi assinado pelo sindicato e empresa. Em seguida o processo foi encaminhado à AGU, para parecer final e lá tivemos a grata surpresa da liberação do parecer do INSS, o que atrasaria ainda mais a sua conclusão.

Devolvido à 5ª vara do trabalho, a juíza responsável impôs diversas exigências para homologação do processo, e o sindicato não se esmoreceu, pelo contrário, correu atrás e conseguiu em tempo recorde cumprir todas as exigências e ficou aguardando o posicionamento do judiciário.

Finalmente, nesta sexta-feira, 12/03, após 30 longos anos de espera, mais de 1500 trabalhadores e trabalhadoras, aposentados ou não, poderão comemorar uma vitória justa e mais do que merecida, pois finalmente a juíza assinou o alvará, liberando o pagamento aos contemplados.

O escritório Riedel, responsável pelo processo, está tomando todas as providências junto a Caixa Econômica Federal para liberação do montante depositado em juízo. O objetivo é que todas as pessoas que se cadastraram junto ao STIU-DF terão seus valores depositados nas contas-correntes apresentadas. Para os contemplados já falecidos, os herdeiros inventariantes serão os responsáveis pelo recebimento dos devidos valores.

Parabéns a todos e todas que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso dessa conquista. Juntos venceremos, sempre!