O STIU-DF protocolou ontem, 21/01, denúncia contra a CEB junto ao Ministério Público do Trabalho por irregularidades cometidas no processo de implantação do Programa de Desligamento Voluntário iniciado em novembro de 2020.

Vale dizer que o PDV compõe o malfadado processo de privatização da distribuidora, sendo hoje objeto de tratativas entre a CEB e a empresa que venceu o leilão ilegal do dia 04/12/2020.

Como se não bastasse os critérios discriminatórios para adesão ao PDV, com impedimento aos empregados que respondem a processo administrativo ou tenham sofrido punição, ferindo os princípios da presunção de inocência e do non bis in idem, agora, às vésperas da confirmação da inscrição, a empresa implementa uma mudança nos valores da indenização, enganando os empregados que aderiram à terceira etapa do programa e os forçando a uma definição em apenas dois dias. O prazo final é hoje, 22/01.

O agravante é que o presidente da Companhia, ao promover a redução ou até o zeramento dos valores da indenização, favorece a empresa que venceu o leilão da CEB Distribuição, que poderá ter menos dispêndio com o PDV caso venha a assumir o controle da distribuidora.

O Sindicato espera uma apuração rigorosa do Ministério Público do Trabalho, com a conseqüente suspensão da terceira etapa do PDV e encaminhamento de eventuais repercussões criminais às esferas cabíveis.