A plenária do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, realizada dia 30 de dezembro, foi uma das mais difíceis dos últimos anos, porque tínhamos em mãos a última proposta da Eletrobras para o nosso Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2020/2022, e, desta vez, deveríamos analisá-la sob a ótica de uma conjuntura totalmente desfavorável para a classe trabalhadora.

Diante disso, os Sindicatos que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários estarão realizando as assembleias de 5 a 8 de janeiro de 2021, nas quais discutiremos com trabalhadores e trabalhadoras a decisão a tomar frente à conjuntura atual. Precisaremos ter maturidade de tomar uma decisão que não nos deixe no limbo, sem vislumbrar que caminho seguir.

Definitivamente, a intenção da empresa é retirar o CEPEL da assinatura do ACT, o que demonstra, mais uma vez, que o atual governo menospreza a ciência e a pesquisa, não deixando qualquer espaço para negociação. Isso tudo só vem confirmar o que a holding já havia ensaiado em outras reuniões.

Neste momento a classe trabalhadora vive o período mais nefasto das últimas décadas, em que a perseguição sem precedentes do atual governo contra a classe trabalhadora tem encontrado ressonância também no judiciário, que, ao analisar o ACT de outras categorias, tomou decisões que espantam por um lado, mas que reforçam, por outro lado, o entendimento de que está alinhado com a política governamental em relação ao mundo do trabalho. Um retrocesso às conquistas.

Vivenciamos um período sequer imaginado nas últimas décadas, em que a classe trabalhadora conquistou avanços com muita luta e perseverança e, agora, os vê sendo derrubados um a um por um projeto neoliberal que entrega empresas públicas essenciais ao capital privado e relega trabalhadores e trabalhadoras especializados/as a um papel secundário, sem nenhuma preocupação em manter a reserva técnica do setor.

Faremos assembleias para refletir, discutir e deliberar e, mais que nunca, a maturidade da categoria terá que ser demonstrada na hora de tomar decisões que podem não contemplar nossas expectativas, mas podem representar um passo atrás para retomar o fôlego e continuar a luta.

Veja no boletim do CNE os principais pontos da proposta da Eletrobras.