A Comissão Executiva do PCdoB do Distrito Federal lançou uma nota em repúdio à tentativa do GDF em privatizar a CEB, distribuidora de energia da Capital Federal. Veja a íntegra da nota abaixo:

O PCdoB do Distrito Federal repudia e conclama toda a população a combater o processo de privatização da Companhia Energética de Brasília, a CEB.

Durante a campanha, o governador Ibaneis, além de assumir o compromisso de não privatizar a CEB em sua propaganda eleitoral, também assinou documento perante o sindicato representante dos eletricitários, comprometendo-se com a manutenção da CEB como empresa pública, pertencente a todos os brasilienses.

Simplesmente não há nenhum argumento que sustente a necessidade da privatização da CEB. Trata-se de uma empresa lucrativa e sustentável, tendo registrado lucro de mais de R$ 119 milhões em 2019 e, ao contrário do que dizem os defensores da privatização, não necessita de nenhum centavo do GDF para continuar prestando seus serviços.

Por outro lado, a realidade das populações que tiveram suas empresas de distribuição de energia privatizadas recentemente é de sofrimento e revolta. Aumentos exorbitantes nas contas de luz, eliminação das tarifas sociais, queda acentuada na qualidade do serviço e demissões em massa dos seus servidores são a realidade de estados como Goiás, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Seja como for, o PCdoB continuará mobilizado para impedir esse crime contra o patrimônio público do Distrito Federal e empreenderá todos os esforços para evitá-lo.

Via Comissão Executiva do PCdoB – DF