Os sindicatos que compõe a Intersindical ONS iniciaram, no dia 28 de maio/2020, com o início das pesquisas de pauta, o processo do ACT 2020/2022 e nos dias 16 e 17 de setembro/2020, após quase quatro meses, concluíram o processo negocial junto ao ONS.

A Intersindical ONS trabalhou com afinco e firmeza, ao longo dos últimos meses, para alcançar um bom ACT para a categoria e durante as quatro rodadas de negociação, quando os representantes dos trabalhadores fizeram reuniões com a comissão de ACT da empresa e também com a diretoria do ONS. A partir da primeira rodada, no dia 07 de agosto/2020, após recebermos a primeira proposta, foram inúmeras as discussões, reuniões e lutas para que, nas três rodadas seguintes, pudéssemos alcançar avanços para os trabalhadores do ONS.

É importante destacar que os representantes dos trabalhadores do ONS conseguiram avanços em cada uma das rodadas negociais, fruto do empenho e combatividade das entidades sindicais que compõe a Intersindical ONS.

A proposta que foi apresentada à categoria, nos dias 16 e 17 de setembro de 2020 foi, no entendimento da Intersindical, uma proposta apenas razoável, mas diante dos ganhos até então alcançados pelos representantes e também de sinalizações que os representantes consideraram preocupantes foi decidido dar voz aos trabalhadores, para que em assembleia, deliberassem sobre a proposta.

As assembleias foram conduzidas pelas entidades que compõe a Intersindical de forma a garantir a livre manifestação dos trabalhadores, sem indicativo por parte dos sindicatos, os quais, como já dissemos, consideravam a proposta apenas razoável.

Assim, de forma soberana as assembleias, nas quatro bases da Intersindical ONS, aprovaram a proposta da empresa e desta forma concluímos o processo do ACT 2020/2022.

Na visão da Intersindical ONS a grande decepção foi por conta da não aplicação de índice nos salários da parcela que representa 15% do quadro de funcionários do ONS e que tem salários acima de 114,61% da faixa salarial, que o trabalhador esteja enquadrado. Lutamos muito para que estes trabalhadores pudessem obter a reposição da inflação em seus salários, mas a empresa só ofereceu o abono considerando o IPCA anualizado. A Intersindical ONS reitera que essa política de diferenciação na política de reposição salarial é extremamente nociva ao conjunto de trabalhadores do ONS e não deve ter continuidade pois pode gerar consequências danosas à empresa, por não reconhecer o valor e a importância do quadro de trabalhadores que venha, por conta de seu mérito, alcançar faixas salariais próximas a 120%.

Assim a Intersindical ONS fez uma contundente defesa do reconhecimento a todos os trabalhadores do ONS, externado suas posições ao corpo diretivo da empresa, quando da última rodada de negociação ocorrida no dia 14 de setembro e que contou com a presença de todos os diretores, frisando  a necessidade de que haja um empenho, por parte da empresa, de solucionar esta política de diferenciação, lutando junto a ANEEL e mesmo junto ao Conselho de Administração para que os efeitos nocivos da resolução 780 da ANEEL não continuem a afligir e a prejudicar os trabalhadores do ONS,  por mais tempo.

Esperamos que as promessas expostas pela diretoria do ONS se traduzam em ações práticas que venham a solucionar definitivamente a condição de exposição e diferenciação que uma parcela da categoria de trabalhadores do ONS tem sentido, ao longo dos últimos dois anos e que, se não forem solucionadas podem trazer danos sucessivos e ampliados a toda a categoria.

A Intersindical ONS continuará vigilante e atuando para que todos os trabalhadores do ONS possam, na prática, serem valorizados como o único e principal ativo da empresa.

Com a conclusão do ACT as entidades sindicais que compõe a Intersindical ONS informam que irão divulgar, em detalhes, em seus respectivos sites e por e-mail o processo de recolhimento da taxa assistencial ou negocial, conforme foi aprovado nas assembleias de todas as bases da Intersindical ONS. Nesse ano conseguimos alterar a cláusula que diz respeito a essa taxa, retirando a obrigatoriedade para os trabalhadores sindicalizados, bandeira de todos os sindicatos que compõe a Intersindical ONS e assim, em breve, estaremos informando como  cada trabalhador poderá emitir sua concordância com o desconto da taxa, de acordo com os valores aprovados em cada assembleia.

A intersindical ONS deseja conclamar a todos os trabalhadores do ONS que, preferencialmente, busquem se sindicalizar junto as entidades que os representam e lutam continuamente pelos direitos e ganhos que todos vem obtendo ao longo dos anos. Aos que, porventura, não são sindicalizados ou não venham a se sindicalizar, estamos reforçando a importância de darem seu de acordo com o desconto definido nas assembleias, a fim de permitir que possamos continuar lutando pelos seus direitos e visando a construção de melhores condições de trabalho e de reconhecimento.

A intersindical ONS deseja parabenizar a todos os trabalhadores do ONS, pelo grau de participação e envolvimento no processo do ACT 2020/2022, bem como pelo papel destacado que vem desempenhando na realização de seus trabalhos, que em tempos de pandemia da COVID-19. É digno de elogio a dedicação das equipes de operação, que continuam as suas atividades nos escritórios do ONS e por meio do teletrabalho, para as demais equipes, que representam mais de 75% dos trabalhadores do ONS.

É imperioso destacar que todo o corpo de trabalhadores do ONS tem demonstrado o alto grau de comprometimento, excelência e qualidade que caracterizam suas equipes e assim garantem o atendimento do insumo básico – energia elétrica, a toda sociedade brasileira.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES – INTERSINDICAL ONS.