O Conselho Deliberativo da FACEB se reunirá na próxima segunda-feira, 31/08, para decidir sobre reforma do Estatuto da entidade.

Em pauta, o fim da eleição para diretor de benefícios, conquistada depois de muita luta pela nossa categoria; a exigência de pós-graduação para conselheiros; e a obrigatoriedade de experiência de no mínimo 10 anos para ser dirigente da Fundação. Outra excrescência contida na proposta é a possibilidade de todos os cargos na Diretoria Executiva virem a ser preenchidos por não participantes dos planos previdenciários da FACEB, inclusive agentes políticos.

Além de infringir a legislação, a forma de encaminhamento dessa matéria afronta por completo o princípio da transparência que deve nortear a gestão dos Fundos de Pensão, evidenciando, mais uma vez, que a FACEB, sob tutela da CEB, quer aproveitar a pandemia para fazer valer os interesses da patrocinadora e alijar direitos dos trabalhadores e aposentados da empresa. Não permitiremos!

O STIU-DF convoca todos os trabalhadores e aposentados a se manterem mobilizados e atentos às medidas já em andamento e às ações que serão tomadas.

Em defesa da FACEB!

Não à reforma do Estatuto no escuro!

Transparência já!