No último dia 07 de agosto, a Intersindical ONS participou da primeira rodada de negociação com a empresa para discutir o ACT 2020-2022, por meio de plataforma digital – online. Na ocasião, o ONS apresentou sua contraproposta à pauta de 38 cláusulas do ACT 2020/2022, as quais foram assim respondidas pela empresa:

Vinte (20) cláusulas mantidas: (conforme ACT em vigor e/ou propostas dos trabalhadores)

Vigência; Abrangência; Data de pagamento salarial; Forma de pagamento no deslocamento de empregados no turno de revezamento; Insalubridade; Transporte de empregados de turno; Participação nos resultados; Plano de saúde; Programa de Assistência Medica e Social; Pecúlio; Amamentação; Gratificação de Férias; Licenças maternidade e paternidade; Readaptação funcional; Filiação sindical; Mensalidade dos sindicatos, compromisso, multa e acompanhamento de acordo.

Três (3) cláusulas com alteração não acatadas pelo ONS e aceitas por parte da Intersindical ONS: (Cláusulas serão mantidas conforme ACT em vigor)

Hora extra; Quinquênio e Fracionamento de férias.

Quinze (15) cláusulas não aceitas pelo ONS com discordância da Intersindical ONS (serão apresentadas pelo ONS na próxima reunião)

Reajuste; Penosidade; Auxílio alimentação; Auxílio Educacional; Homologação de rescisão; Normatização de cláusulas; Horário Flexível; Horário de Almoço; Meritocracia; Teletrabalho; Criação de Cargos; Banco de compensação; Delegados sindicais; Dirigentes sindicais; Contribuição assistencial, negocial ou confederativa.

Os sindicatos presentes à reunião: STIU-DF, SENGE-RJ, SINTERGIA-RJ, SENGE-PE e SINERGIA-SC ficaram decepcionados e frustrados com a proposta da empresa.

As propostas da empresa em relação as cláusulas de cunho econômico (reajuste salarial, tíquete refeição/alimentação, penosidade e auxílio educacional) ficaram muito aquém dos pleitos dos trabalhadores. Cabe salientar que o orçamento do ONS já aprovado para o período, tem a previsão de reajuste de 4,0%, conforme relatório Focus apresentado à época da análise do orçamento, e há uma previsão de que a inflação – IPCA, para o período, fique entre 2,4 e 2,8%, abaixo do valor previsto em orçamento.

A proposta inicial da empresa não contemplava reajuste a toda categoria, fato que causou indignação aos representantes dos trabalhadores e foi rechaçada de imediato. Assim, a Intersindical ONS acertou com os representantes da Empresa que fosse reavaliada as cláusulas econômicas e demais cláusulas que não foram atendidas pela empresa (15 cláusulas), as quais deverão ser discutidas em nova rodada de negociação, que deverá ocorrer durante a semana de 17 a 21 de agosto.

A intersindical ONS permanecerá firme no propósito de garantir o reconhecimento do trabalho árduo, dedicado e de qualidade incomparável, prestados pelos trabalhadores do ONS, lutando por um ACT que faça jus ao destacado trabalho e à responsabilidade que recai sobre todos os trabalhadores do ONS.

Esperamos que a empresa reavalie a proposta inicial e apresente uma nova proposta que esteja alinhada com a realidade do desempenho e reconhecimento que todos os trabalhadores do ONS merecem.

A intersindical ONS informará a todos sobre os desdobramentos da negociação.

Que todos possam permanecer vigilantes e cuidadosos em relação a sua condição de saúde, durante a pandemia da COVID-19, atendendo às recomendações de isolamento social e, quando não for possível o isolamento, que sejam adotadas as medidas indicadas de segurança e distanciamento.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES – INTESINDICAL ONS.