O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) recebeu com surpresa a “mensagem da diretoria” direcionada aos trabalhadores e trabalhadoras da CEB com referência à negociação para alteração de escalas. Neste sentido, cabe esclarecer que a direção da empresa tomou decisão unilateral na mudança de escalas. Tal medida é injustificada, uma vez, que a categoria possui Acordo Coletivo vigente e representação sindical para intermediar alterações que possam prejudicar os trabalhadores.

O STIU-DF entende que o momento de pandemia requer adaptações e tomada de decisões. No entanto, nenhuma mudança que venha para prejudicar a categoria será aceita pela direção do STIU-DF. Desta forma, os representantes dos trabalhadores buscaram a negociação como instrumento para solucionar a questão, sem sucesso, recorreu ao Ministério Público do Trabalho.

A empresa, na “mensagem da diretoria” afirma que o STIU-DF está atuando para beneficiar interesses pessoais “para este grupo de 49 empregados”. Assim, convém destacar que não se trata de defender interesses pessoais, mas defender pessoas que estão trabalhando num momento em que a vida destes profissionais está em constante risco. Temos visto a pandemia avançar em todos os estados e levar a óbito milhares de homens e mulheres.

É preciso salientar ainda que, de modo geral, os trabalhadores perderam muitos direitos e benefícios nos últimos anos, além de terem sido prejudicados com reajustes abaixo da inflação, e são decisões arbitrárias como esta que colocam em risco os demais direitos que a categoria possui. Direitos conquistados em muito tempo de luta.